O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizou no último sábado, 29 de junho, a 2ª edição do Projeto ‘Criança em Ação’ no Ginásio do Bairro Floresta, localizado ao lado a Escola Municipal Henrique Ghellere.
O evento reuniu centenas de crianças que participaram de várias atividades esportivas e de educação nutricional, com resgate do hábito de se consumir alimentos saudáveis e naturais.
A Sra. Dalva Saraiva de Morais, mãe de Isabela Saraiva de Morais, de 09 anos, e Bernardo Saraiva de Morais, de 04 anos, disse que realizar esse tipo de evento proporciona momentos de alegria e desenvolve a motricidade das crianças. “Que venham mais eventos dessa natureza”, observou.
A estudante Andreia dos Santos, 14 anos, gostou de ler, brincar e assistir ao filme. “O evento foi top e também é muito bom porque a gente deixa de lado principalmente o celular para se divertir com os outros”, disse.
Para o estudante Guilherme Calegaro Henicka, 09 anos, tudo estava muito bom, principalmente o filme. “Gostei também de brincar nos brinquedos infláveis e jogar bola”, completou.
Uma das surpresas do evento foi a entrega de frutas e a alegria das crianças foi algo lindo. “No evento as crianças aprenderam sobre a importância de aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, bem como diminuir o consumo de alimentos ultra processados, como macarrão instantâneo, achocolatados, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, salgadinhos, biscoitos recheados, entre outros”, relataram as nutricionistas Andreia Wendling Gracioli, Eveline Valduga Valiati e Karine Zanatta.
Uma parceira no evento foi com o Projeto Catacine, que apresentou uma mostra de curtas-metragens infanto-juvenis com narrativas sobre o ato de brincar e o exercício da imaginação, além de orientações sobre vida saudável e alimentação balanceada. “Nós do CataCine parabenizamos e agradecemos o Governo Municipal, especialmente a Equipe Multiprofissional da Secretaria de Saúde, por estimularem uma proposta de saúde integral para as crianças e adolescentes que participaram do evento: as atividades do Criança em Ação promoveram o bem-estar físico, mas também o mental e social”, disse Paulo Eduardo Garcia, um dos coordenadores do projeto CataCine, que é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
“Combater a obesidade infantil é uma tarefa para toda a família. Para que isso aconteça, é preciso manter uma rotina de hábitos saudáveis que incluam alimentação balanceada e também a pratica de atividade física” disse a coordenadora da Equipe Multiproffisonal da Saúde, Marijane Bianchin Alves.
“A iniciativa do Governo Municipal reforça o compromisso com o bem-estar e a saúde das crianças, destacando a importância de promover hábitos saudáveis desde cedo” destacou a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adaltro de Góes, ressaltou que o evento foi um sucesso graças a parceria envolvendo diversos profissionais. “É a união de várias pessoas buscando o bem comum da comunidade”.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL