Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s) de São Miguel do Iguaçu, vinculados à secretaria municipal de Saúde, estiveram reunidos na quarta-feira, 21, no auditório da Câmara Municipal, com o objetivo de se preparem para um ciclo de palestras que será realizado para os alunos dos 5º anos das escolas municipais.
A médica veterinária, Débora Andreolla Lazzari, que está auxiliando os ACE’s nesse trabalho, contou que o objetivo dessa atividade é disseminar ao máximo informações para a comunidade acerca das doenças presentes no dia-a-dia. “Os alunos são agentes multiplicadores e acreditamos no sucesso desse projeto”.
O coordenador de Endemias da secretaria de Saúde, Augusto Mondardo, informou que os temas abordados serão: dengue, escorpiões, raiva, caramujo, entre outros. “É preciso que as crianças desde cedo saibam quais cuidados devem ter sobre cada um desses animais”.
A agente Francilea dos Santos espera que o projeto tenha ótimo resultado. Ela disse que os agentes estão empenhados em esclarecer da melhor forma possível os estudantes. “Todos juntos no combate às doenças que assolam nossa cidade”.
O diretor da Vigilância Sanitária e da Saúde Básica em Saúde, Jhonatan Adamante, informou que toda semana os profissionais dessas áreas se reúnem e participam de uma formação continuada e, especificamente, os ACE’s estão se preparando para esse ciclo de palestras com um farto material de trabalho. “Esse treinamento aqui hoje vai servir para que os agentes tirem todas suas dúvidas e cheguem bem preparados nas palestras”.
O ciclo de palestras vai ter início no dia 04 de outubro, na Escola Municipal Pequeno Príncipe.