São Miguel do Iguaçu terá representante na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em Brasília/DF, entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2023. A assistente social Maria Aparecida de Souza, vinculada a Secretaria de Assistência Social, também será uma das representantes do Paraná na capital federal.
Pela primeira vez na história, o município terá uma representante nesse evento nacional, cujo objetivo é conferir e avaliar o que está sendo realizado e propor novas medidas para que a política de assistência social possa avançar, atendendo às necessidades e direitos de seus usuários.
A 13ª Conferência da Assistência Social tem como tema ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’. No último mês de julho, São Miguel do Iguaçu realizou a Conferência Municipal, na qual foram apresentadas inúmeras propostas para a Conferência Estadual, evento que aconteceu de 03 a 05 de outubro em Cascavel.
A Agência Estadual de Notícias informou que o encontro de Cascavel aprovou 25 propostas, sendo 15 para melhorias nas políticas públicas do Estado e 10 para políticas públicas federais. Todas elas são vinculadas aos cinco eixos das políticas públicas: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda.
Além de São Miguel do Iguaçu, a Conferência Estadual também elegeu os demais membros da delegação do Paraná para a Conferência Nacional. São 48 delegados representantes da sociedade civil, 48 da esfera governamental e 12 do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS).
Única representante do Oeste do Paraná na Conferência Nacional, Maria Aparecida cita a grande responsabilidade dessa função. “Esse é um momento muito significativo porque vai avaliar como estão sendo aplicadas as políticas públicas nos municípios”, destacou.
Para a secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, é uma honra para o município ter uma representante no evento a nível nacional. Ela acredita que ações importantes serão tomadas. “São inúmeras propostas apresentadas nas Conferências o que demonstra que há um olhar importante da sociedade acerca da área social”, completou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL
Foto: Agência Estadual de Notícias.