De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Atendentes das ESF e do Hospital Municipal passam por treinamento sobre atendimento humanizado

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira, 06, na Academia da Saúde localizada em anexo a Unidade de Saúde Central Rosa Rosanelli Boles, um treinamento sobre atendimento humanizado para cerca de 30 atendentes das Estratégias Saúde da Família (ESF) e do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo (HMMSMA).

O tema foi apresentado pelas psicólogas Ivete Cristiane Zanela e Ysabeli Cechinel Fonseca. “A partir do momento que um paciente se depara com uma atendente preparada para tal situação, ele vai se sentir mais acolhido e, apesar da dor do momento, vai se sentir melhor”, destaca Ivete.

Um dos objetivos desse treinamento é preparar cada vez mais a equipe para realizar um atendimento humanizado. “É fundamental os servidores públicos estarem atualizados e buscar conhecimento para atender bem os pacientes que buscam atendimento na saúde do município”, observa a diretora do departamento Atenção Básica, Ana Laura Martens da Silva.

A atendente Maria Celoir dos Santos, que trabalha há cerca de 30 anos na função, disse que esses treinamentos são fundamentais. “Mesmo há tanto tempo nesse tipo de atendimento, acho importante essa formação constante. Ter capacidade de se colocar no lugar do paciente é um dos pré-requisitos para o nosso trabalho”, conta.

Por outro lado, a atendente Edinéia de Vasconcelos, que começou há cerca de quatro meses na função, vêm com bons olhos esse treinamento. “É preciso aprender a lidar de forma humanizada com os pacientes, porque vamos encontrar pessoas com várias personalidades e temperamentos”, destacou.

O diretor clínico do hospital, Dr. Pedro de Matias Araújo, disse que essa foi uma oportunidade que, além de treinar a equipe, teve a oportunidade de otimizar o serviço de atendente valorizando e mostrando o grau de importância de cada um deles com foco no atendimento a população. “Entender que um bom acolhimento é tão importante quanto a consulta e é um remédio para os fragilizados que procuram o serviço para atendimento e pela busca de informações tanto presencial como os contatos telefônicos”, destacou.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, observou que as formas de abordar e atender os pacientes podem ser ensinadas e essas formações servem para isso. “Ninguém nasce sabendo, é preciso treinamento e sabemos que na saúde muitas pessoas chegam estressadas e até alteradas e contornar essa situação é fundamental”, completou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade