O Órgão Municipal Executivo de Trânsito e Rodoviário de São Miguel do Iguaçu (SMITRANS) e a Guarda Municipal, veiculados à secretaria de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, realizaram na manhã desta quinta-feira, 04, uma blitz educativa no centro da cidade para marcar o início das ações alusivas ao ‘Maio Amarelo’, mês de prevenção aos acidentes de trânsito, que neste ano tem tema nacional “No trânsito, escolha a vida”.
O evento compreendeu a distribuição de folders aos motoristas com orientações sobre o respeito às leis de trânsito como, por exemplo, uso do cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige e respeito as faixa de pedestres, principais regras infringidas pelos condutores.
A campanha será realizada durante todo o mês de maio. Além das blitzs educativas, também serão realizadas visitas nas escolas com palestras aos estudantes e distribuição de cartazes em vários locais.
O diretor do departamento de Trânsito, Lucas Conti Viana da Silva, explicou que o ‘Maio Amarelo’ chega a sua 10ª edição em 2023 e é uma ação de conscientização da população quanto à necessidade de respeitar as leis de trânsito. “A grande maioria dos acidentes acontece por imprudência, falta de atenção e desrespeito”.
O motorista Alvinal Duarte disse que são orientações fundamentais porque ainda vê pessoas dirigindo e falando ao celular. “Se todos respeitassem as leis de trânsito muitos acidentes e mortes poderiam ser evitados”, destacou.
O Movimento Maio Amarelo tem uma proposta que é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “O objetivo do movimento no nosso município é a integração de vários setores públicos como GM, PM e Corpo de Bombeiros”, relatou o secretário de Assuntos Comunitários Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL