O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de São Miguel do Iguaçu realizou nesta terça-feira, 29, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, um dia de ação alusiva a ‘Semana Municipal de Combate a Violência Contra a Mulher’, data instituída pela Lei Municipal nº 3.681/2023.
O evento aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade Ilza Therezinha Piccoli Pagot e teve a realização de palestras, bate papo, orientação jurídica nas áreas de divórcio, dissolução de união estável, medidas protetivas, guarda e alimentos.
A ação serviu também como programação do ‘Agosto Lilás’, campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, que surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha.
Em alusão à data ainda, o CMDM realizou recentemente uma blitz de trânsito educativa com a participação do Conselho da Comunidade, Guarda Municipal, Polícia Civil e Tribunal de Justiça do Paraná.
E na segunda-feira, dia 28, teve a ação ‘Reconstruindo a Auto Estima’, na Escola do Trabalho João Moanoel Scheffer. Na oportunidade, foram atendidas 10 mulheres selecionadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que foram vítimas de violência ou estão em situação de vulnerabilidade. Um dia de beleza, com lavagem e escova de cabelo, unhas, design de sobrancelhas e massagem.
O evento desta terça-feira contou com a presença das conselheiras, funcionários públicos e a comunidade em geral. “Participamos ativamente das ações do conselho e louvamos as atitudes realizadas por essa equipe maravilhosa”, disse Eliane Sais Dutra, presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR).
O conselho foi formado há pouco mais de um ano e tem feito uma verdadeira conscientização sobre os Direitos das Mulheres no município. “Instituímos a Semana Municipal, realizamos diversas ações e temos programado ainda para o mês de setembro aulas de defesa pessoal e em novembro a vinda do Ônibus Lilás, projeto do Governo do Estado que presta orientações e serviços a mulheres”, informou a presidente do CMDM, Anni Caroline Campagnaro Comin.
A secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, disse que o conselho surgiu depois de muitos debates e estudos e hoje está fazendo a diferença na sociedade. “Nossas mulheres tem a oportunidade de buscar diversos conhecimentos e informações sobre seus direitos”, completou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL