De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Comitê de Humanização do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo realiza ação com os pacientes

0

O Comitê de humanização do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo (HMMSMA), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, realizou no sábado, 01, uma ação que levou alegria e conforto aos pacientes internados na unidade.

Com a participação de integrantes dos elencos artísticos dos CTGs Querência Amada, de São Miguel do Iguaçu, e Sentinela dos Pampas, de Medianeira, a equipe percorreu os quartos dos pacientes apresentando música e canto, alegrando e confortando os internados.

Usando gaita e violão os jovens artistas levaram momentos de emoção e alegria. “Foi nossa primeira ação como conselho e nos emocionou e superou a expetativa”, contou a presidente do comitê, Ivete Cristiane Zanela.

Foi visível o encantamento dos pacientes com as apresentações. “Eu achei muito bom, gostei porque tocaram bem e trouxe muita alegria”, disse a paciente Maria Salete do Nascimento, que adora ouvir gaita.

“Nesses momentos de fragilidade que a doença nos traz, ouvir isso aqui é maravilhoso, levanta o nosso astral. Continuem esse projeto e que Deus sempre os ajude”, completou o filho da Dona Maria, Leandro Arruda do Nascimento.

A diretora cultural do CTG Querência Amada, Neusa Kuhn, contou que essa ação é uma maneira de trazer um pouco de alegria para as pessoas que estão doentes. “Também nos sentimos bem porque estamos fazendo uma boa ação para os outros”, destacou.

A integrante do CTG Sentinela dos Pampas, Adriana Bertotti, citou que esse projeto já faz parte das atividades do CTG. “Queremos expandi-lo para toda a região. Está sendo muito bom, um aprendizado maravilhoso”, disse.

O aspecto psicológico dos pacientes influencia na sua recuperação, observa a médica Ana Paula Mondardo Boufler. “De nada adianta apenas a medicação, se o paciente não estiver bem psicologicamente”, destacou.
Esse trabalho procura tirar o foco do paciente na doença, o que é fundamental na sua recuperação”, completou a psicóloga, Ysabeli Cechinel Fonseca.

O Comitê de Humanização do HMMSMA conta com 12 integrantes e foi criado no final do ano passado e já realizou uma outra ação. “Implantamos dentro do hospital o cantinho da oração, um local com uma bíblia e outros objetos que remetem à fé e a esperança para que as pessoas possam ali fazer seu momento de espiritualidade”, informou presidente do comitê.

Outra ação do comitê foi a colocação de uma caixa na entrada do Hospital Municipal onde a comunidade pode doar produtos de higiene pessoal, como, por exemplo, sabonete, creme de corpo, shampoo, entre outros.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade