De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Conclusão da obra de revitalização transforma a Willy Barth na ‘Avenida do Esporte e do Lazer’

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na tarde desta quinta-feira, 24, um ato para marcar a conclusão dos trabalhos de revitalização da Avenida Willy Barth, que mudou de cara e foi transformada na ‘Avenida do Esporte e do Lazer’.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes da empresa responsável pela execução dos trabalhos. Nele, foi formalizada a entrega da obra, que recebeu um investimento de aproximadamente R$1.534.000,00 (um milhão, quinhentos e trinta e quatro mil reais), com recursos próprios do município.

O prefeito Boaventura Motta elogiou a transformação da avenida e ressaltou os benefícios que essa revitalização trará para toda a comunidade. ‘Uma obra que muda a cara dessa importante avenida do nosso município, deixando nossa cidade cada vez mais bonita e aconchegante. Agora, as famílias podem aproveitar esse lindo espaço para o seu lazer e para a prática das suas atividades físicas com segurança’, destacou.

Na primeira etapa de trabalhos foram padronizadas todas as calçadas nas duas laterais da avenida. Na segunda etapa, foi construído um espelho d’água, que proporciona um belo efeito refletivo da escultura “Árvore da Vida”, uma obra em chapa metálica, inspirada no artesanato dos indígenas Avá-Guarani de São Miguel do Iguaçu. ‘Essa escultura retrata o momento em que o Lago de Itaipu estava se formando e a água subiu rapidamente, levando os animais a procurarem abrigo no topo das árvores para preservar suas vidas’, explicou a secretária de Planejamento, Gabriela Cristina Frigo.

A escultura representa ainda a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força. Também remete a Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy, instalada no distrito de Santa Rosa do Ocoí. ‘A Árvore da Vida representa nossa comunidade e está muito presente no nosso artesanato e no dia-a-dia em geral, ficamos muito felizes com essa obra que representa a nossa cultura’, agradeceu o cacique Celso Japoty Alves.

Além da escultura, também foram instaladas ao longo de toda a avenida rampas de acesso para cadeirantes, pista de caminhada, ciclofaixa, paraciclos (dispositivos de estacionamento seguro para bicicletas), pergolados de madeira plástica (para maior durabilidade), bancos, lixeiras, além de ter sido realizado um trabalho de paisagismo, com plantio de 28 mil plantas.

‘Tem um livro de Jan Gehl, arquiteto e urbanista dinamarquês super renomado, intitulado ‘Cidades Para Pessoas’, que aborda muito a qualidade de vida das pessoas nos espaços urbanos e públicos. Questões de mobilidade, sustentabilidade, segurança e valorização dos espaços, que refletem diretamente da qualidade de vida de cada um de nós. Então por isso, essa avenida foi pensada e idealizada para se tornar uma rota de esporte e lazer’, complementou a secretária Gabriela.

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, exaltou o impacto positivo da obra para a região central, além de reforçar o compromisso de investimentos em todo o município. ‘A nossa gestão tem um olhar voltado para o interior que esteve muitos anos abandonado, mas também para a cidade. Estamos investindo em todo o município, cumprindo o compromisso de transformar e preparar São Miguel do Iguaçu para o futuro!’, enfatizou.

A revitalização contou ainda com a micropavimentação em toda a faixa de rodagem e sinalização vertical e horizontal.

Em paralelo ao projeto de revitalização, o Governo Municipal realizou ainda a instalação de lâmpadas em Led ao longo de toda a avenida.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade