O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e de Saúde, realizou na quarta-feira, 16, um bingo com os integrantes do projeto ‘Academia da Saúde’ no Lions Club.
O evento marcou o 2º ano da retomada do projeto em São Miguel do Iguaçu, após a pandemia da Covid-19. Além disso, agosto é o mês da ‘Academia da Saúde’ de São Miguel do Iguaçu, projeto que está sendo realizado semanalmente nas academias ao ar livre instaladas no distrito da São Jorge e ao lado do Posto de Saúde Central e atende aproximadamente 100 idosos do município.
A confraternização contou com bingo, música e um saboroso lanche. “Para nós da terceira idade esse projeto faz muito bem. Estou há dois participando e me sinto ótima”, disse a participante da academia, Maria Sirlei Lamb.
O objetivo maior dessa festividade é o bem estar social de seus participantes. “Foi um momento de muita descontração, houve brindes doados pelo comércio local, mas na grande maioria os brindes foram doados pelos próprios participantes, assim como os pratos a serem degustados”, disse a fisioterapeuta e coordenadora, Laís Ferreira de Farias.
A atual gestão municipal tem apoiado o programa com uma abordagem intersetorial, entre a Secretaria de Saúde, por meio da equipe Multiprofissional de Saúde, e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. “A ideia é expandir esse projeto para atender mais pessoas do município”, disse a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.
O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011 pelo Governo Federal, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL