A secretaria municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu realizou na tarde de sexta-feira, 16, no saguão da prefeitura, a cerimônia de entrega da premiação da fase municipal do concurso ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’, que é desenvolvido por meio do projeto ‘MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola’, que teve apoio das cooperativas Sicredi e Sicoob.
O objetivo do concurso é levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da Comunidade Escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Participaram do concurso as 13 Escolas Municipais, envolvendo 760 alunos das turmas de 4º e 5º anos, em três categorias: conto, poesia e desenho. Os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula com o apoio e orientação dos professores e os critérios de seleção dos três primeiros colocados em cada categoria foram a originalidade, criatividade e fidelidade ao tema.
A estudante Keullyn Victoria Silva dos Santos, da Escola Municipal Osório, 1º lugar na categoria conto, disse que foi legal e emocionante participar do concurso. “Aprendi muitas coisas e agradeço o apoio das professoras e direção da escola”.
Para o gerente da Sicredi da Av. Willy Barth, Thiago Maciel, patrocinar um evento dessa natureza vem de encontro com a missão da cooperativa que é participar e se envolver na comunidade. “Um evento que trabalha diversos aspectos dos estudantes traz para a comunidade uma conscientização da importância de se debater o assunto do trabalho infantil”.
Para a representante da agência Sicoob, Katiane Menger Frigo, a cooperativa também participa desse evento em cumprimento ao 7ª princípio do cooperativismo, que é participar ativamente na comunidade. “É um privilégio patrocinar esse acontecimento de tamanha dimensão na sociedade”, completou.
A secretária de Educação, Solange Gamba Motta, parabeniza todas as escolas que participaram do desenvolvimento do projeto, em especial aos alunos e professores finalistas. “Agradecemos também imensamente o apoio dos parceiros deste concurso Sicredi e Sicoob. Combater o trabalho infantil é compromisso de toda a sociedade, pois lugar de criança é na escola”.
O vice-prefeito Claudio Rodrigues, destacou que São Miguel do Iguaçu está fazendo sua parte em cuidar das crianças e conscientizar a comunidade sobre os diversos assuntos que envolvem os estudantes. “Fico feliz ainda porque observei a aplicação dos alunos e quantas obras lindas que foram produzidas”, enfatizou.
Para o prefeito Boaventura Motta, um momento de alegria e agradecimento pelo empenho de todos nesse grandioso evento. “A escola, depois da família, é o segundo lar de nossas crianças e, por isso, precisa ser bem cuidada e conduzida”, completou.
Os primeiros lugares de cada categoria vão participar da etapa estadual do concurso.
Resultado final:
Categoria desenho:
1º – Gilberto Junior Pereira Machado – Escola Geraldo Caldani
2º- Alice Cristina Pivetta – Escola do Campo Ipiranga
3º- Gabrieli Antunes da Rosa – Escola do Campo Raineri de Mattia
Categoria Poesia:
1º – Luana Mirella Raimundo Piovezan – Escola Serafim Machado de Souza
2º – Ariel Pereira Borges – Escola Osório
3º – Paloma Valentina Sousa Guedes – Escola Pequeno Príncipe
Categoria Conto:
1º – Keullyn Victoria Silva dos Santos – Escola Osório
2º – Klaus Vitor Barbosa Nienow – Escola do Campo Raineri de Mattia
3º – Adriel Tiago Graff Gloger – Escola Serafim Machado de Souza.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL