De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Equipes de enfermagem recebem formação sobre atualização e diretrizes de atendimento em aleitamento materno

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou em parceria com a Faculdade Uniguaçu, um encontro de formação com as equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo. O evento foi realizado na terça-feira, 29, na Academia da Saúde ao lado da UBS Central Rosa Rosanelli Boles.

O objetivo foi levar informações específicas sobre amamentação (expectativa x realidade), cuidados com as mamas na gestação, pega correta, posicionamento, postura do bebê e da mãe, tamanho do estômago do bebê, picos de crescimento, produção de leite, ganho de peso, conservação do leite materno, entre outros.

“O enfermeiro tem um papel muito importante no aleitamento materno como o de acolher a gestante durante o pré-natal, orientar e sanar dúvidas sobre amamentação, apoiar e incentivar a amamentação na primeira hora após o parto, o que reduz, consideravelmente, a mortalidade neonatal”, explicou Jaqueline Ramos da Silva, palestrante e consultora de amamentação.

Essa formação vem de encontro ao Agosto Dourado, mês de incentivo a amamentação. “As mães chegam às Unidades de Saúde e no Hospital apresentando dificuldades em amamentar seu filho nos primeiros dias de vida, por isso, os enfermeiros precisam ter todas as orientações para ajudar nesse momento”, disse a coordenadora da Equipe Multiprofissional, Marijane Bianchin Alves.

Cerca de 14 enfermeiros participaram da formação. “Toda atualização que acontece vem de estudos e que nos mostra as melhores maneiras de orientar as mamães”, destacou a enfermeira Naira Akemi Michels.

O responsável técnico de enfermagem do Hospital e Maternidade São Miguel Arcanjo, Vanderlam Carvalho de Araújo, elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde para essa formação. “Renovar os conhecimentos é fundamental para melhor atender nossa comunidade”, completou.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, lembrou que essas formações são constantes porque os conhecimentos se renovam a cada dia. “Profissionais bem preparados tendem a prestar um melhor atendimento à nossa população”, finalizou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade