A equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de São Miguel do Iguaçu, vinculada à secretaria municipal de Saúde, com o apoio da secretaria de Educação e Academia da Saúde, está percorrendo as ruas da cidade nessa semana e visitando as lojas, repartições públicas, Unidades Básicas de Saúde e demais locais, realizando um trabalho de conscientização sobre o ‘Setembro Amarelo’, mês de combate ao suicídio.

O trabalho consiste na entrega de flores amarelas com frases de apoio à vida. Aproximadamente 700 flores foram confeccionadas pelos alunos das escolas municipais e estão sendo distribuídas às pessoas.

Na oportunidade foram confeccionadas ainda quadros de fotos com frases alusivas à vida, onde as pessoas são registradas. “Essas fotos são postadas nas redes sociais para abrir mais o leque desse trabalho de prevenção”, conta a Agente Comunitária de Saúde, Maria Luíza Salbego.

O objetivo dessa atividade é diminuir o número de suicídios no município. “Não há um número exato de pessoas que tiram a própria vida em São Miguel, mas a taxa é alta”, informa a psicóloga Talini Trisch.

O município oferece o primeiro acolhimento aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde com vários psicólogos. “Quando a pessoa não está bem pode procurar esse primeiro atendimento na unidade mais próxima de sua casa”, destaca Talini.

Existe também o CVV (Centro de Valorização da Vida) que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Informações no site www.cvv.org.br.

Para a psicóloga Inês Welter, essa campanha tem um papel fundamental porque busca valorizar a vida. “Todos devemos trabalhar no dia-a-dia a valorização da vida com a busca constante do autocuidado, seja ele emocional ou físico”.

A Sra. Gilma Martins acha lindo e maravilhoso esse trabalho. “Devemos ter consciência da vida que é fruto e dom de Deus. Isso que esse pessoal está fazendo é um gesto muito lindo”.

Para Kelly Maiara Pies é uma atitude importante para a nossa comunidade em geral. “Uma iniciativa legal, importante, bacana e necessária”.

Além desse trabalho, o Governo Municipal está realizando palestras com os integrantes da Academia da Saúde e nesta sexta-feira, 16, estará apoiando a palestra sobre ‘Prevenção ao suicídio’, que será realizada na Uniguaçu, às 19h15, com o psicólogo Ivo Valente.