O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 28, uma blitz de trânsito no centro da cidade com a distribuição de panfletos de conscientização sobre o ‘Setembro Amarelo’, mês de conscientização sobre o suicídio.
A ação marcou o encerramento da programação do mês que teve ainda ar realização de palestras, visitas e distribuição de panfletos no comércio e encontro na Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy, local onde os índices de suicídios são altos.
O médico de divisão do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Bruno Mondardo, explicou que o suicídio é uma enfermidade muito presente na sociedade atual e requer muitos cuidados. “A melhor solução é a prevenção, falar sobre o assunto, estar atento aos sinais e sintomas”, alertou.
As estatísticas são preocupantes acerca do índice de suicídios. “Aqui na região a incidência é alta, principalmente entre jovens e adolescentes e, por isso, precisamos redobrar a atenção”, completou o médico.
Segundo a coordenadora da Equipe Multiprofissional da Saúde, Marijane Bianchin Alves, as ações do mês foram positivas e impactantes. “Foi ainda importante para nossa equipe que teve a dimensão desse problema em nossa comunidade. Agradeço a todos que participaram dos eventos, principalmente o Governo Municipal”, observou.
A motorista Jussara Trento Gorski enfatizou que essa campanha é maravilhosa. “É preciso lembrar acerca disso todo o dia porque previne muito sofrimento para nossas famílias”, destacou.
Para a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, foi um mês marcante, que mobilizou toda a equipe numa grande campanha de valorização à vida. “Não podemos permitir perder vidas para uma doença que tem prevenção”, enfatizou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL