A equipe do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS de São Miguel do Iguaçu, vinculado à secretaria de Saúde, apresentou na tarde da última sexta-feira, 09, a nova sede de atendimentos para a equipe do Governo Municipal.

A nova sede está localizada na Rua Torres, nº 410, ao lado do Mercado Da Soler, e passou por melhorias nas últimas semanas, para então ser entregue oficialmente pelo Governo Municipal para a equipe de trabalho.

De acordo com o coordenador do CAPS, João Carlos Felisberto, essa nova sede está possibilitando a ampliação nos atendimentos relacionados à saúde mental. Segundo ele, agora está sendo possível realizar atendimentos individualizados com tranquilidade, pois os profissionais contam com salas próprias para atendimento, além de oficinas coletivas, como por exemplo, aulas de violão, artesanato, hortaterapia, entre outras. ‘Somos gratos à administração por nos proporcionar essas boas condições para cuidar da saúde mental da nossa comunidade’, agradeceu.

Felisberto também lembrou que desde o início da gestão, o Governo Municipal tem prestado todo o apoio para a equipe do CAPS poder desenvolver suas atividades. ‘Uma grande conquista, pro exemplo, foi o contrato com a Associação Recanto Parque Iguaçu, de Medianeira, visando o tratamento especializado de dependentes químicos/alcoolistas com internamentos e outra é essa nova sede, que está equipada com móveis e equipamentos que facilitam nosso trabalho’, destacou.

O prefeito Boaventura Motta, reforçou o apoio total da administração ao falar sobre o importante trabalho que é realizado pelo CAPS na recuperação dos seus pacientes. ‘Estamos à disposição para prestar apoio no que for preciso. Sabemos da importância do trabalho dessa equipe, que inclusive, ajuda a salvar muitas vidas’, exaltou.

O CAPS é um local que presta serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontra em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

No estabelecimento atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínicas em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.