O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 30, uma capacitação em primeiros socorros para as equipes da Clínica de Fisioterapia e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Cerca de 10 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e atendentes, ouviram orientações do soldado Tiago Roberto Monsato Estevam, do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu.
Os temas trabalhados foram: como fazer massagem cardíaca, desengasgar, estancar sangramentos, amenizar queimaduras, desafogar, fazer transporte de vítimas, cuidar de fraturas ósseas, entre outros. “A ideia foi capacitar esse público da área da saúde tendo em vista que são os primeiros na linha de frente em caso de um acidente”, explicou o soldado Estevam.
Somente nesse ano foram cerca de 700 funcionários públicos municipais que receberam o curso. “Todos da área da educação e saúde, um número de pessoas que com essas noções básicas podem salvar vidas”, destacou o soldado.
A coordenadora da Equipe Multiprofissional da Clínica de Fisioterapia, Simone Gaboardi, citou que é importante estar preparado para esses atendimentos tendo em vista o atendimento de pessoas de todas as idades. “Vamos ter instrumentos para dar os primeiros atendimentos”, relatou.
Segundo o chefe de divisão do CAPS, Bruno Mondardo, é importante a capacitação e estar sempre atento a sinais, sintomas e saber como conduzir quando um caso dessa natureza acontecer. “Uma capacitação de extrema necessidade”.
A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, agradeceu a participação dos funcionários na capacitação e a dedicação do Corpo de Bombeiros que não mediu esforços para realizar o curso. “É uma soma de esforços visando o bem comum da comunidade”, completou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL