O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, acompanhou na manhã desta terça-feira, 03, a cerimônia de entrega de roupas, brinquedos e materiais escolares arrecadados pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Vitorino Barbiero e que serão entregues para as crianças desabrigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
O trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido pelos estudantes denominado ‘De criança para criança’, que tem o apoio da Cooperativa Sicoob, por meio do programa Cooperjovem, que trabalha com educação cooperativista nos ambientes escolares para difundir as ideias do cooperativismo para os jovens.
Cerca de 50 alunos se empenharam em desenvolver o projeto com o apoio da escola. “Tivemos ainda a participação das famílias dos estudantes que se comoveram com a ideia e colaboraram ativamente”, contou a professora da turma, Leonice Solange Lenz Marques.
Os materiais arrecadados foram entregues aos representantes do SICOOB que vão enviar para as crianças do RS. “Estamos felizes por saber que nosso projeto Cooperjovem é colocado em prática e que os participantes entendem a importância da cooperação”, disse a gerente de relacionamentos do SICOOB, Eliane Regina Conzatti.
O SICOOB vai atender um sonho desses alunos que é ir ao cinema. “Eles vão para o cinema, mas não é um prêmio por essa boa ação dos estudantes, mas sim a retribuição de um bem que eles fazem para a sociedade”, destacou Eliane Regina.
A aluna Alícia Debastiani, 10 anos, ficou feliz e triste com a atividade. “Triste por saber da tragédia do povo do RS e alegre por ter participado desse projeto e ajudar essas crianças que passam por esse momento tão difícil”, citou.
Para a diretora do departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Eliani Noeli Schemmer Frazão, esses momentos são uma satisfação porque é o resultado de uma formação realizada no início do ano com os professores. “Uma forma de mostrar solidariedade e trabalhar com os princípios do cooperativismo”, destacou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL