O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu seguirá nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, com o ‘Mutirão de Limpeza’ que está sendo realizado em todo o território urbano do município.
Uma verdadeira força tarefa envolvendo as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias da Secretaria de Saúde, além das Secretarias do Meio Ambiente e Viação, continua espalhada por toda a cidade fazendo a recolha de materiais.
O objetivo é fazer com que reduza os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya, além de outras doenças, e de animais peçonhentos, como o escorpião amarelo, por exemplo. Ainda deixar a cidade limpa e bonita para as festividades de final de ano.
Toda a população está sendo convocada a realizar uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e colocar os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.
Durante o mutirão, serão recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC, pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.
As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.
Na quarta-feira, 20, primeiro dia do mutirão, as equipes estiveram nos bairros Novo Mundo, Liberdade, Cataratas, Vila Borges, Jardim Social e Linha Ghellere. Nesta quinta-feira, 21, as equipes vão estar no Bairro Santa Catarina, Paraguaçu e Gaúcha.
Segundo o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no município, São Miguel do Iguaçu está com risco de epidemia de dengue. O Índice de Infestação Predial (IIP) é de 4,4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
De acordo com o Boletim da Dengue divulgado nesta quarta-feira, 20, já foram confirmados no ano epidemiológico 77 casos da doença. Foram registradas ainda, 671 notificações, sendo que 544 foram descartados e 50 estão em investigação.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL