A Secretaria de Educação do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu está promovendo uma formação de primeiros socorros voltada para mais de 500 funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais.
No início do ano, a primeira parte da formação foi realizada com os servidores dos CMEIs, incluindo porteiros, zeladoras, merendeiras e secretários. Agora, chegou a vez dos professores receberem a formação no Clube da Terceira Idade, na segunda-feira, 22 de maio. No próximo mês, os servidores das Escolas Municipais também passarão pelo treinamento.
O foco específico do treinamento foi a Lei Lucas (nº 13.722/18), sancionada em 04/10/2018, que torna obrigatória a preparação das escolas, tanto públicas quanto privadas, e espaços de recreação infantil para atendimentos de primeiros socorros. “A ideia é capacitar esse público para que saibam agir numa situação de emergência, tendo em vista que esse público tem mais facilidade de sofrer um acidente”, explicou o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Fabiano Frey.
As crianças são as principais vítimas de engasgo. “Em minutos a criança fica sem respirar, o que pode ser fatal. Em todos os outros casos de acidentes, como quedas e queimaduras, é possível esperar a chegada da ambulância, mesmo que o primeiro atendimento não seja realizado”, explicou Frey.
Os profissionais que participam do curso passam pela teoria e prática. “É muito importante ter conhecimento sobre os primeiros socorros para saber o que fazer num primeiro momento”, disse a professora do CMEI Olímpia Pizzolo, Adriana de Lima Ghellere.
A secretária de Educação, Solange Gamba, ressaltou que esse curso de formação é realizado anualmente como uma prática contínua. “É fundamental atualizar constantemente nossa memória sobre como agir nesses momentos de emergência”, destacou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL