Governo Municipal amplia capacidade de atendimento na saúde e garante mais vagas para a população

O Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo (HMMSMA), de São Miguel do Iguaçu, tem enfrentado um aumento significativo na demanda de atendimentos médicos, passando de uma média de 60 atendimentos para cerca de 230 em um turno de 12 horas. A principal causa dessa busca é a suspeita de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que pode levar a complicações graves se não tratada adequadamente.

Diante desse cenário, é importante destacar que o município está preparado para atender à demanda, tendo à disposição 161 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH’s) para atendimento de casos de média ou alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, 100 estão disponíveis no próprio município e 61 para internamentos em outras cidades. As AIH’s são autorizações que permitem que um paciente seja internado em um hospital pelo SUS e são emitidas pelos gestores estaduais e municipais de saúde.

É importante destacar que, nos últimos dois anos, o Governo Municipal conseguiu aumentar significativamente o número de AIH’s disponíveis na cidade, passando de 55 para 161. ‘Esse aumento está relacionado a investimentos realizados na área da saúde, visando à melhoria da qualidade do atendimento e a ampliação da capacidade de atendimento’, explicou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

No entanto, é importante ressaltar que o aumento na demanda por atendimentos médicos pode sobrecarregar o sistema de saúde, tornando necessário o planejamento e a adoção de medidas preventivas. ‘É fundamental que a população esteja ciente das medidas de prevenção da dengue, como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, o uso de repelentes e a procura por atendimento médico ao surgimento dos primeiros sintomas’, destacou Eloni.

A secretária lembrou ainda que com a queda nas temperaturas começam a surgir os casos de problemas respiratórios, que também ampliam a busca por atendimento. ‘Com o frio aumenta a procura por atendimentos respiratórios, principalmente de crianças e idosos. Inclusive, já estamos registrando casos no Hospital e Maternidade. Por isso, todos nós temos que agir juntos para evitar casos de doenças que podem ser prevenidas, como é o caso da dengue’, concluiu.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL