O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, a Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR), o Rotary Clube e o Colégio Estadual Dom Pedro II, do distrito da São Jorge, realizaram na tarde de quarta-feira, 31, o plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas nos arredores do Campo de Futebol do Grêmio Esportivo Havaí.

O plantio faz parte do ‘Reflorestando o Brasil – Nascentes do Iguaçu’, projeto da ASR que tem por objetivo reflorestar parte das matas ciliares do município e da região. Nesse local deverão ser plantadas ainda mais 1.000 mudas.

O local foi escolhido por ser adequado para reflorestamento e que tem a ideia de, futuramente, ser utilizado para trilhas além de atividades de conscientização ecológica.

A participação do Colégio D. Pedro II no projeto vem de encontro a um trabalho realizado pelos alunos de conscientização ambiental. “Conversamos com a direção da escola que prontamente topou a ideia de juntos desenvolvermos a atividade”, conta a presidente da ASR, Regina Mallmann.

A diretora do Colégio, Silvana Soares da Silva Matuchaki, lembrou que os alunos precisam construir o senso de comunidade e nada melhor que um projeto dessa natureza. “Esse é um espaço comunitário e os alunos, entendo que precisa ser cuidado por todos, vão crescer e se tornar adultos conscientes”.

Para a aluna Kauane Duarte esse foi um momento para ficar registrado eternamente na sua vida. “Quando essas árvores estiverem grandes vai ser um orgulho contar que fui eu que ajudei a plantar”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, disse que esse é um momento ímpar porque estamos reconstruindo o meio ambiente. “Parabéns a ASR pela atitude que tem todo o apoio do Governo Municipal”.

As mudas nativas foram doadas pela Itaipu Binacional e as frutíferas produzidas no horto municipal.