O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu assinou na manhã desta quarta-feira, 14, a ordem de serviço para início da obra de reforma e ampliação da sede do antigo Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer – CITEL, que passará a ser chamado de ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’, referenciado ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), da secretaria de Assistência Social.

A assinatura foi realizada em um ato no próprio local e contou com a participação de representantes do Governo Municipal, Câmara de Vereadores, da empresa vencedora da licitação e servidores da Assistência Social.

A obra será executada em uma área de aproximadamente 927 m², compreendendo melhorias na cobertura, nas salas internas, troca dos banheiros e adequação do prédio público que estava em desacordo com as normas. Também será construído um portal e uma área de cobertura até o acesso de todas as crianças.

O valor total a ser investido, com recursos próprios do município, é de R$ 738.750,00 (setecentos e trinta e oito mil e setecentos e cinquenta reais). O prazo de execução do contrato é de 08 meses.

De acordo com o coordenador do CRAS, Elan Wesley Pereira Neves, desde que o espaço foi fechado, ainda em 2018, as famílias têm procurado a secretaria e cobrado a reabertura do local. Agora, com o que está sendo previsto em projeto, será possível realizar um bom atendimento a comunidade carente do município.

‘Vamos atender aproximadamente 300 crianças de 04 a 12 anos de idade em contraturno escolar, sendo que a maioria delas serão de famílias atendidas pela política pública de Assistência Social, famílias referenciadas ao CRAS, ao CREAS ou com crianças acolhidas na Casa Lar’, explicou Neves.

A secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, lembrou que desde o início de 2021 as equipes do Governo Municipal têm trabalhado nos estudos, levantamentos e projetos para conseguir viabilizar essa obra.

‘Nós estamos trabalhando incansavelmente desde o primeiro dia da nossa gestão para que esse serviço volte a ser ofertado. Nos deparamos com muitas dificuldades, entre elas, as restrições sanitárias impostas pela pandemia, precária condição física do prédio, a falta de mobiliário e até mesmo a falta de estrutura para a equipe do Planejamento elaborar o projeto. Organizando a casa conseguimos chegar no dia de hoje e autorizar o início a nossa tão sonhada reforma do CITEL’, comemorou Adriana.

O prefeito Boaventura Motta, parabenizou o esforço de todos os envolvidos na viabilização da obra e citou outros investimentos nessa região da cidade que vão beneficiar os munícipes. ‘Além dessa reforma, estamos construindo a Praça José Augusto Lordani e também vamos construir uma nova Unidade de Saúde aqui ao lado, sempre pensando no bem da nossa comunidade’, relatou.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidades das crianças, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Os objetivos do serviço que será oferecido pelo município são:

– Atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 04 a 12 anos, servindo refeições diárias (café da manhã, almoço para ambos os turnos e café da tarde), seguindo protocolos nutricionais;

– Promover ações socioeducativas a criança e adolescente, promovendo a inclusão social através de atividades culturais, desportivas, recreativas e lúdicas, bem como oficinas de arte e cidadania, em regime de contra turno social;

– Atender crianças e adolescentes em conflitos familiares que necessitem de intervenção;

– Desenvolver ações preventivas contra uso de drogas e exploração do trabalho infantil;

– Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e desenvolver relações de afetividade e sociabilidade;

– Fortalecer vínculos familiares e comunitários em atividades de oficinas sobre cultura e vivências lúdicas;

– Desenvolver sentimento de pertença e de identidade;

– Promover a socialização e convivência.