De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Governo Municipal atende demanda de décadas ao inaugurar pavimentação poliédrica no distrito Santa Rosa

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu atendeu uma demanda de mais de duas décadas dos moradores do distrito Santa Rosa do Ocoí, ao concluir a obra de pavimentação poliédrica e drenagem. A inauguração foi realizada na tarde da última sexta-feira, 25.

O ato contou com a participação de representantes da prefeitura, da empresa que executou a obra, vereadores e moradores da comunidade beneficiada. O investimento foi de aproximadamente R$ 365 mil, com recursos próprios do município.

Foram beneficiados trechos das Ruas Santa Catarina, 23 de Agosto, Rio de Janeiro e São Paulo. Além do calçamento, também foi realizada a sinalização viária e drenagem pluvial nos trechos em que não havia galeria.

O prefeito Boaventura Motta, comemorou a entrega da obra, que teve vários contratempos, mas felizmente está realizada e vai atender os moradores do distrito. ‘Encontramos muitos problemas no meio caminho, foram noites de preocupação sem dormir. Primeiro projeto que herdamos mal feito, depois empresas desistindo da licitação, mas felizmente uma empresa de São Miguel assumiu e executou essa obra com qualidade’, destacou.

O sentimento é de alívio é compartilhado pelo senhor Gervasio Kotz, que se lembrou de todas as dificuldades que eram enfrentadas e hoje não fazem mais parte do dia-a-dia da comunidade. ‘Hoje a qualidade de vida aumentou! Melhorou para nós, porque era uma tristeza. Antes, não adiantava limpar a casa de tanta poeira que tinha e barro em dias de chuva. Mas hoje a obra está pronta e o povo está feliz!’, relatou.

Kotz contou ainda que a comunidade aguardava há a mais de 20 anos por essa obra. ‘Sempre acreditamos que um dia alguém iria nos atender. Tivemos muitas promessas que não foram realizadas, mas agora, com essa administração séria, conseguimos realizar essa obra!’, exaltou.

O projeto para a pavimentação chegou a ser licitado no final de 2020 e, quando a obra estava pronta para ser iniciada no começo de 2021, foi constatado que não havia nada em relação ao escoamento de água, o que poderia gerar muitos transtornos futuros aos moradores, além de não estar prevista a sinalização, identificação dos logradouros e ter postes da rede elétrica instalados no meio de uma das vias.

Diante dessa situação, a parte da pavimentação foi paralisada e um novo processo licitatório realizado para a instalação do sistema de drenagem com manilhas ao longo das ruas.

A empresa ganhadora pertencia ao mesmo proprietário da empresa que venceu o processo da pavimentação, porém, no meio dos trabalhos, acabou abandonando a obra, fazendo que todo o processo ficasse totalmente paralisado.

A partir desse momento, foi iniciado um processo de rescisão de contrato com a empresa e montado um novo processo licitatório, iniciando todos os trâmites do zero.

Neste meio tempo, foi constatada a falta de levantamentos técnicos para a pavimentação em alguns pontos. Enquanto essa situação era corrigida, uma nova empresa foi contratada via licitação e executou a drenagem nos pontos que o projeto estava sendo revisado.

Projeto retificado e pronto, foi realizada nova licitação e assinada ordem de serviço no final de junho de 2022. Porém, a empresa acabou abandonando a obra, causando mais uma vez a paralização dos trabalhos.

Foi iniciado então todo o processo burocrático de rescisão de contrato, para então ser chamada a segunda colocada da licitação, Agroindústria Aliança LTDA, que concluiu toda a obra.

‘Realmente foram muitos problemas encontrados. Nós sabíamos dos transtornos que os moradores estavam passando, mas não poderíamos executar a obra de qualquer jeito. Exigimos que tudo fosse feito corretamente, dentro da legalidade, e hoje é mais uma comunidade atendida a contento pela nossa administração’, destacou o vice-prefeito Claudio Rodrigues.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade