De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Governo Municipal conscientiza contra o abandono de animais no ‘Dezembro Verde’

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, está conscientizando a comunidade sobre o ‘Dezembro Verde’, mês dedicado ao combate do abandono de animais.

No Brasil, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, o abandono de animais é considerado maus tratos e em 2020, com aprovação da Lei Federal 14.064, esse crime teve a pena aumentada para 02 a 05 anos de reclusão, multa e proibição de guarda de animais.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária(CFMV), entre as recomendações para o bem estar dos animais estão: se for viajar e não pode levar seu animal, procure deixar ele em local seguro e com uma pessoa responsável pela sua alimentação, passeios. Existem hotéis especializados em atender os animais e Pet Sitter que vão às residências alimentá-los, brincar e passear com eles.

“Os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir dor, medo, tristeza e felicidade. Ao ser abandonado, o animal entra em sofrimento psicológico, através do medo e tristeza e entra em sofrimento físico, por não encontrar alimento, água e abrigo”, conta a médica veterinária, Jhenifer Eduarda da Rosa.

Segundo ainda o CFMV, para garantir o bem-estar dos animais, é preciso atender as cinco liberdades: o animal deve estar livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor; livre de lesões ou doenças; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse.

A médica veterinária indica caminhos para reduzir o abandono de animais como, por exemplo, ‘a posse responsável, ou seja, conhecer as necessidades dos animais e verificar se é possível supri-las ao longo de sua vida para evitar o sofrimento deles’.

Um cão ou gato vive em média 15 anos, nesse tempo necessita de alimentação adequada, vacinação, vermifugação, consulta veterinária, o que demanda muitos recursos financeiros, além disso, eles precisam de espaço adequado, tempo para brincadeiras, e muito amor e carinho.

Outra forma de reduzir o abandono e os maus tratos, completa Jhenifer, é denunciando esses casos as autoridades competentes. “As denúncias de maus tratos podem ser realizadas pessoalmente, via telefone 181 ou online no site da Policia Civil do Paraná, através do link: https://www.policiacivil.pr.gov.br/protecaoanimal.”, informa a veterinária.

Além do abandono, também são considerados maus tratos aos animais: Animal preso em corrente curta; Manter animal em espaço pequeno, sem higiene; Manter animais expostos ao sol e/ou chuva, sem abrigo; Manter animais sem acesso ao alimento ou água; Negar assistência veterinária ou acesso ao tratamento de doenças, Zoofilia, Ferir, mutilar, agredir, maltratar, envenenar e fazer rinha.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade