De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Governo Municipal e Itaipu Binacional entregam cerca de 4.800 livros didáticos para as escolas municipais

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, e a Itaipu Binacional, com o apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, entregaram na terça-feira, 27, cerca de 4.800 livros didáticos para as 13 escolas municipais do município, beneficiando cerca de 1.800 estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.

São livros do ‘Aprova Brasil’, material elaborado com base nos descritores de língua portuguesa e matemática, que será trabalhado como uma forma de treino dos conteúdos visando à preparação dos estudantes para as avaliações externas que são realizadas nas escolas, entre elas a Prova Brasil.

Os alunos de 1º a 4º ano receberam ainda, além do material do ‘Aprova Brasil’, um material complementar de incentivo à leitura, chamado Território da Leitura. Os alunos destas turmas e os professores receberam livros literários.

Esse é o resultado de um convênio de cooperação financeira entre esses três órgãos governamentais com o intuito de executar o projeto “Mais Ideb nos Municípios Lindeiros”. ‘A iniciativa é parte de um esforço contínuo desses órgãos para fortalecer os municípios da região, neste momento, especialmente na educação’, conta a secretária municipal de Educação, Solange Gamba.

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. “O Ideb do munícipio realizado em 2021 foi de 6,2 (a meta projetada era 6,6). Ano passado os alunos do 5º ano realizaram a edição da Prova Brasil. Os resultados ainda não saíram, a versão para análise das secretarias de educação está prevista para serem divulgados em maio e o resultado final, no segundo semestre”, informou Solange.

Os diretores e coordenadores aprovaram o material recebido e acreditam que será um importante subsídio aos alunos. “Um material excelente e que vem de encontro às necessidades da escola na busca de índices melhores”, destacou a coordenadora da Escola Municipal Serafim Machado de Souza, Paula Manenti.

Ação conjunta

O programa será executado por meio da formação de uma rede das equipes pedagógicas dos municípios, envolvendo reuniões de alinhamento e planejamento estratégico para a aplicação e utilização dos materiais adquiridos.

Liliane de Paula, representante da editora responsável pelo fornecimento dos materiais, compartilhou detalhes sobre os produtos. “Um é de apoio em português e matemática, visando não apenas melhorar o Ideb, mas também atender às deficiências específicas dos alunos durante os anos de pandemia. O segundo material, “Território da Leitura”, busca desenvolver a habilidade de leitura, a interação dos alunos, unindo as famílias no processo educacional”, ressalta.

 

 

Investimento regional

O assistente da Superintendência de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Roberto Piano, destacou a importância desse projeto, um investimento significativo de aproximadamente R$24 milhões da Itaipu Binacional, diretamente na educação. “Esse investimento elevará os índices e oferecerá oportunidades e melhorias, tanto para professores, quanto para alunos”, disse.

Avanço educacional

Segundo a Itaipu e o Conselho dos Lindeiros, esse convênio deve resultar em avanços significativos na qualidade educacional da região, alinhada aos objetivos de proporcionar uma educação de excelência e equidade para todos os estudantes de 1° ao 5° anos dos municípios beneficiados.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL Apoio: Conselho dos Lindeiros

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade