O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram na noite de quinta-feira, 11, na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, o encerramento do curso ‘Auxiliar de Confecção’.

Foram 16 alunos que receberam a declaração de conclusão do curso, após estudarem por 160 horas os seguintes conteúdos: noções básicas da máquina de costura industrial; costuras de camisaria; confecção de calças, shorts, saias, entre outros.

A orientadora pedagógica do Senai, Juliana de Farias, disse que foi gratificante a parceria com o Governo Municipal e terminar mais um curso. “As concluintes estão motivadas para contribuir com o município tanto para empreender como para atuar na área de confecção”.

Juliana anunciou novos cursos para 2023 em parceria com o município. “Quem não teve oportunidade esse ano se prepare que ano que vem tem mais”. Ela anunciou para dezembro mais um curso de oratória. “Vamos assim terminar 2022 com 8 cursos ministrados gratuitamente em São Miguel do Iguaçu formando uma centena de novos profissionais para o mercado de trabalho”.

De acordo com a professora Ivanir Terezinha da Silva Souza, o curso de Auxiliar de Confecção teve duração de quase dois meses e atingiu seu objetivo. “Esse ano foram três cursos na área de confecção com resultados fantásticos”.

A aluna Jussara Noveli contou que foi muita aprendizagem e conhecimento. “Termino o curso já fazendo minhas roupas e para minha família”. Ela incentiva quem tem interesse a fazer essa experiência. “Se inscreva, é gratuito e o aprendizado é garantido”.

Para a coordenadora da Escola do Trabalho, Lenir Moro Lumertz, foi uma alegria e satisfação o encerramento de mais um curso. “Desde que a escola reabriu, em março deste ano, ela esteve ativa realizando sempre cursos gratuitos, graças a parcerias com Senac e Senai”. Ela agradeceu a parceria com a empresa Krindges pela doação de tecidos, retalhos e ‘o socorro com o mecânico das máquinas quando houve algum problema’.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, parabenizou toda a equipe e principalmente as alunas concluintes. “É satisfatório perceber o resultado desses cursos e vamos continuar trazendo outros conforme a necessidade da comunidade”.

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, citou que um dos objetivos do Governo Municipal é a formação profissional. “Isso é possível graças aos parceiros que temos ao nosso lado”.

Algumas peças produzidas pelas alunas durante o curso serão doadas ao Provopar do município, entidade que atende pessoas necessitadas.