O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, realizou na quarta-feira, 03, a terceira e última recuperação de nascente de 2022, por meio de convênio com a Itaipu Binacional na comunidade Linha Bandeirantes. As outras nascentes foram recuperadas na comunidade Linha Marfim.

O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos que são: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

Esse trabalho é fruto de um convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional nos municípios. Ele compreende a recuperação das nascentes da região.

Estiveram acompanhando os trabalhos de recuperação na Linha Bandeirantes os estudantes do curso de Técnico em Agronegócio do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, que aplicaram na prática a teoria aprendida em sala de aula.

O estudante Gabriel Jandir Faletti Zamborini disse que com essa atividade aprendeu que as nascentes devem ser bem preservadas porque a sobrevivência do meio ambiente depende disso. “O planeta depende dessa preservação”.

Para a professora Rita Ghellere participar desse momento com os alunos foi fantástico porque nada como mostrar na prática como funciona a preservação. “Há tempo que esses estudantes esperavam por esse evento que foi um marco na vida estudantil deles”.

A técnica da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem (AMAR) e assessora adjunta da secretaria de Meio Ambiente, Angélica Daiane Kaminski Kipper, informou que terminada essa oficina de recuperação de nascentes parte-se agora para a execução de outras dentro do convênio com a Itaipu. “Vamos iniciar nos próximos dias as oficinas de hortas, grafites e cisternas”.

O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, disse que a ideia é ampliar o projeto com a Itaipu Binacional e recuperar mais nascentes no município. “A preservação hoje é a garantia de uma vida saudável para as futuras gerações e é isso uma das preocupações do Governo Municipal e seus parceiros”.