De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu iniciou os trâmites para realizar o atendimento especializado de todos os munícipes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas (AMA).

Atualmente o atendimento está sendo oferecido para os alunos da Rede Municipal de Educação e, com a criação de um Centro Especializado, será expandido para autistas de todas as idades.

Já foi definido que os atendimentos serão realizados na Clínica de Fisioterapia, conforme demanda que será encaminhada pelas escolas do município, que já têm um levantamento prévio.

Inicialmente serão destinados um Terapeuta Ocupacional (TO) e um fonoaudiólogo, que estão sendo convocados do último concurso público e posteriormente também será destinado um psicólogo para complementar os atendimentos.

De acordo com a secretária de Educação, Solange Gamba Motta, o município tem aproximadamente 50 autistas e muitos já saíram da Rede Municipal e acabaram ficando sem esse atendimento público. ‘Desde o início da gestão estamos buscando atender todos os munícipes com o TEA e, agora, com esse concurso público e a parceria com a AMA, vamos conseguir atender a demanda’, destacou.

‘Estamos nos últimos ajustes estruturais na Clínica de Fisioterapia e de pessoal para muito em breve conseguirmos atender essa importante demanda do município’, explicou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade