De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Governo Municipal inicia limpeza do Rio Leão no Dia Mundial do Meio Ambiente

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a limpeza do Rio Leão, um dos principais rios que atravessa a área urbana da cidade, percorrendo cerca de 5km.

No primeiro momento, o trabalho foi concentrado na remoção de pedaços de madeira, galhos de árvores e recolha do lixo que obstruem o fluxo da água, contribuindo para inundações em períodos chuvosos. “Estamos encontrando ainda materiais recicláveis jogados dentro do rio, o que vem agravar essa situação”, contou o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni.

O Governo Municipal solicitou junto ao Instituto Água e Terra (IAT) o pedido para realizar o desassoreamento desse rio e também do Rio Pinto, outro importante curso de água que corta o município. “Observamos muitos resíduos e sedimentos acumulados no fundo desses dois rios em todo o seu trajeto e precisamos fazer esse trabalho no intuito de minimizar as inundações decorrentes do transbordamento”, explicou Zanoni.

Essa ação de limpeza terá continuidade nesta terça-feira, dia 06, com a participação de estudantes do município. “Vamos estar em dois pontos desses rios também realizando esse trabalho manual”, informa o secretário.

A limpeza dos rios faz parte das ações programadas para a semana de comemoração do Dia do Meio Ambiente e seguem até quarta-feira, 07 de junho, quando acontecem três eventos.

Um deles é mais uma etapa da Campanha Recicla SMI. Nela, a comunidade em geral poderá trocar materiais recicláveis por vales-compras, que poderão ser utilizados na aquisição de produtos comercializados na Feira do Produtor. A ação será no calçadão ao lado da prefeitura, das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30. Nesse dia e local também haverá a recolha de materiais eletrônicos e a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas.

Fechando o dia e a programação com chave de ouro, acontece a apresentação teatral ‘Juliana e Romão, um caso de separação’, apresentado pelo Grupo Sou Arte, às 19h00, no Centro Esportivo Valter Marcon, por meio de uma parceria entre o Governo Municipal, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A entrada é gratuita.

O espetáculo artístico ressalta a importância da coleta seletiva, chamando atenção para os impactos e conseqüências deste trabalho na comunidade e na vida dos catadores do município. A história trata sobre o amor de dois jovens com pais que pensam completamente diferente um do outro. Ele mistura linguagens de circo, teatro, dança e música para conscientizar sobre a importância de todos na gestão correta dos resíduos sólidos urbanos.

‘Convidamos toda a comunidade a participar dessa programação especial que estamos preparando para marcar essa data tão importante, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Devemos adotar todas as medidas preventivas, pois sem preservação e cuidado, não teremos um futuro’, destacou o secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Os comentários estão fechados.