O Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, está dando apoio ao Projeto ‘Cinderela de Cabelos Brancos’, que está sendo desenvolvido pela Faculdade Uniguaçu na região. Na quarta-feira, 30, a atividade foi com as mulheres da terceira idade na sede no Clube de Mães do distrito Santa Rosa do Ocoí.
A fisioterapeuta Laís Amparado de Farias falou sobre os cuidados com a postura e a coluna. “Dor nas costas é uma queixa freqüente desse público e algumas orientações se faz necessário para conseguimos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Isso é possível com atitudes simples no nosso dia a dia, como a prática freqüente de atividade física para evitar o sedentarismo, boa postura na execução das tarefas diárias, como lavar louça e roupa, dirigir, sentar, dormir e os cuidados necessários ao se levantar peso.” citou Laís,.
A nutricionista Eveline Vandressa Valduga Valiati por sua vez ministrou uma palestra sobre os benefícios dos alimentos. “A Saúde da Mulher é muito importante, o envelhecimento deve ser saudável. A mudança de pequenos hábitos faz muita diferença. Não precisamos de dietas caras e cheias de restrições. É importante destacar que alimento de qualidade é aquele que você pode cultivar no seu quintal, adquirir na feira. Ter refeições saudáveis não custa caro, mas demanda planejamento e dedicação.”, alertou Eveline.
Segundo a professora da Uniguaçu e coordenadora do projeto, Solange Marilene Melchior do Prado, o programa está no seu segundo ano de implementação, é desenvolvido pelos cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional e tem por objetivo identificar as necessidades das mulheres da terceira idade. “Nesse segundo ano estamos trabalhando essas necessidades com palestras, orientações, rodas de conversas”, citou a professora.
A estudante de enfermagem Sabrina Meert, disse que está sendo uma experiência espetacular porque está trilhando caminhos que até então não conhecia. “Visitas às comunidades e conhecer a rotina dos idosos é um conhecimento fundamental para minha vida profissional”, relatou.
O salão do Clube de Mães e da Terceira Idade de Santa Rosa recebeu um bom público de mulheres no encontro e que gostaram do que ouviram. “São pequenas atitudes que fazem uma grande diferença na nossa vida como, por exemplo, o uso incorreto do celular pode nos prejudicar muito”, contou Silva Kaufmann Andrzejewski.
A secretária de Saúde, Eloni Terezinha C. Queiroz, relatou que o Governo Municipal tem dado apoio a todos os projetos que vem em benefício da comunidade. “Como é importante destacar a participação da Uniguaçu que tem desenvolvido excelentes atividades para a população”, finalizou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL