De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu estiveram prestigiando na manhã desta sexta-feira, 21, a posse dos vereadores-mirins que foram eleitos por meio do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido no Colégio Estadual Cívico-Militar Nestor Victor dos Santos.

A posse foi realizada na plenária da Câmara Municipal e contou com a presença dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes do Cartório Eleitoral, professores e alunos do colégio.

Foram empossados os vereadores-mirins: Alice Lopes Correia; Beatriz Sartori; Emanuelly Rocha Manenti; Gustavo Henrique Magagnin; Jhonas Roberto Henrique; Juliana de Bovi Mota; Renan Gabriel Rodrigues; Marcelo Henrique Klein e Rian Tales Rippel Nogueira, além dos suplentes: Aline Gabrieli da Silva Rech; Eduardo de Almeida e Samuel Paulo Novelli.

O prefeito Boaventura Motta, destacou a importância do projeto, lembrando a necessidade da participação de toda a comunidade na política, principalmente dos jovens, pois é através da política que o futuro da nação é definido. ‘É muito prazeroso ver os alunos participando de política. Nosso mundo vive de política, o futuro de todos depende dela e a construção de uma política séria começa com os jovens que são o futuro do país!’, relatou.

O projeto Parlamento Jovem foi desenvolvido envolvendo todos os alunos do colégio que simularam todo o processo eleitoral, com eles fazendo títulos de eleitor, criação e filiação em partidos políticos, registro de candidaturas, apresentação de planos de trabalho, campanha eleitoral, votação, até o momento da posse.

A professora das disciplinas de Cidadania e Civismo, Sociologia e Geografia, Lucy Conterno, disse que o projeto foi muito importante para a conscientização de todos os alunos, que desde cedo estão sendo orientados sobre o processo eleitoral e de como devem escolher seus candidatos. ‘Os alunos se sentiram privilegiados, pois foi a primeira votação deles. Tivemos a presença da urna eletrônica, por meio de uma participação muito importante do Fórum aqui de São Miguel, durante o dia eles votaram em massa e foi muito bacana’, relatou.

O vereador-mirim mais votado foi o aluno do 3º ano, Renan Gabriel de Lima Rodrigues, de 17 anos, que somou 573 votos. Ele afirmou que foi uma grande experiência e também uma oportunidade de vida. ‘É uma sensação que não tem como explicar. Tenho um tio que foi vereador por dois mandatos consecutivos, por isso eu sempre andei por dentro da política e eu senti nesse projeto uma chance de fazer a diferença’, relatou.

O presidente da Câmara, Raulique Farias, lembrou que em 2014, em outro mandato como vereador, não conseguiu implantar um projeto semelhante a esse e se disse muito honrado em poder fazer parte desse momento tão especial para os alunos. ‘Esse projeto é muito importante para mostrar qual o verdadeiro papel de um vereador. Não é fazer obras e nem assistencialismo. A função é legislar e fiscalizar’, explicou.

‘Esse projeto é muito importante para o futuro da nossa cidade, estado e até mesmo do país, pois esses jovens, que são o nosso futuro, estão sendo preparados para tomarem as suas futuras decisões corretamente ou até mesmo para, quem sabe, estarem preparados para serem os nossos representantes’, exaltou o vice-prefeito Claudio Rodrigues.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade