O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, 08, no Centro Comunitário do Bairro Novo Mundo, o 1º encontro dos idosos da Estratégia Saúde da Família (ESF) Lúcia Barp da Costa, que atende o Bairro Novo Mundo.

O objetivo foi reunir os idosos dessas duas localidades para realizar a estratificação dessa população, ou seja, reconhecer os diferentes graus de riscos dessas pessoas como, por exemplo, quantos são hipertensos, diabéticos, entre outras doenças para que, assim, sejam atendidas de acordo com a complexidade de cada caso.

A ESF do Novo Mundo foi escolhida para a realização do projeto-piloto do programa PlanificaSUS Paraná, que é voltado à saúde do idoso, e esse foi o primeiro grande encontro do grupo.

O trabalho foi realizado pela equipe da ESF, que ficou responsável pelas entrevistas e preenchimento do questionário dos idosos, pelos acadêmicos de enfermagem da Uniguaçu, que realizaram aferição da pressão arterial, teste glicêmico, pesagem, medição da altura, circunferência abdominal e da panturrilha. Os acadêmicos de Educação Física ficaram responsáveis pelas atividades laborarias e entretenimento.

A responsável técnica pela Saúde do Idoso da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Renata Moura, contou que a estratificação realizada nesse dia em São Miguel do Iguaçu é uma das estratégias que o PlanificaSUS traz para os municípios do estado, no sentido de conhecer a saúde dos idosos de maneira individualizada. “Assim podemos dar atenção a esse idoso conforme a especificidade de cada um e, dessa forma, realizar um plano de cuidado mais eficaz”.

A gerente da Atenção Básica da ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina, Marizete da Silva Nunes Ortiz, disse que esse momento foi de extrema importância para que se consiga adequar a Unidade de Saúde para esse idoso. “Vamos compilar os dados nessa sexta-feira, 14, e analisar as informações obtidas”, informa.

O acadêmico de Enfermagem, Júlio César, destacou que essa ação é importante para que o idoso seja cada vez mais valorizado. “Interagir com o idoso durante nosso processo de estudo enriquece ainda mais a nossa formação.”

O diretor da Vigilância Sanitária e da Saúde Básica em Saúde, Jhonatan Adamante, destacou que a realização desse evento é romper a barreira de um grande desafio. “Apesar de todas as dificuldades superamos a pandemia que afetou a todos, principalmente os idosos. Esse encontro foi o primeiro grande momento depois da pandemia da Covid-19 e, por isso, é uma vitória”.

O evento teve ainda diversas atividades recreativas como jogo de baralho, dominó e rodas de conversas e a participação do grupo de dança do Centro de Convivência do Idoso de Foz do Iguaçu.

O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Foz, Willian César de Castro, ficou extremamente feliz pelo convite recebido para participar do encontro. “É um contato inicial e de extrema importância entre os dois grupos e os resultados serão fantásticos”.

A Sra. Maria de Almeida Iara, 77 anos, disse que foi ao evento porque precisa cuidar da saúde. “Mesmo fazendo muitas coisas em casa como cuidar da horta, fazer bolos, crochê eu também preciso fica atenda à saúde. Toda vez que tem algo assim eu venho participar”.

Para a secretária interina da Saúde, Adriana da Silva Motta, ver esses idosos buscando atendimento que a saúde pública oferece é gratificante. “Perceber ainda o carinho com que são recebidos pela equipe da saúde e dos acadêmicos nos realiza”.

O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, afirmou que a população está envelhecendo e é preciso uma atenção especial para esse grupo. “Envelhecer com qualidade de vida é possível e o Governo Municipal tem essa consciência e trata isso com muito carinho. Temos uma equipe que realiza esse trabalho com excelência”.