O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizou na manhã da última sexta-feira, 15, o I Encontro Paradesportivo da região.
A competição foi realizada na pista de atletismo da Faculdade Uniguaçu, que foi parceria na organização do evento, juntamente com a Paraná Esportes, vinculada ao Governo do Estado, e contou com a participação de representantes de Santa Terezinha de Itaipu e Toledo, além de São Miguel.
Cerca de 40 atletas disputaram competições de arremesso de peso, de dardo e corrida de 100m. ‘O evento ocorreu tudo dentro do esperado, muita motivação e os atletas empolgados em fazer uma grande competitividade entre eles. Muitas vezes, você treina, treina, treina e não tem competição e um evento como esse faz a diferença’, destacou o professor Roberto Sparenberg, um dos organizadores do evento.
Além de fortalecer a modalidade adaptada, o encontro também serviu de complemento curricular para acadêmicos dos 4º e 6º períodos da Uniguaçu, que estiveram auxiliando na realização do evento. ‘Foi de extrema valia para eles, pois faz parte do currículo deles o esporte adaptado. Eles tiveram a parte teórica e puderam vivenciar nesse dia a parte prática, aplicando tudo o que foi visto em sala de aula’, exaltou Sparenberg.
Além do atletismo, atualmente são oferecidas gratuitamente outras modalidades esportivas adaptadas no município, como por exemplo, o basquete para deficientes intelectuais, a bocha paraolímpica e o parabadminton, além do handebol em cadeira de rodas. ‘Pais que tenham filhos PCD que queiram ingressar no esporte é só nos procurar que podemos auxiliar e achar o melhor esporte compatível com a deficiência do seu filho’, afirmou o professor.
Os interessados podem procurar o departamento de Esporte, localizado junto ao Ginásio de Esportes Joelson Marcelino ou entrar em contato pelo telefone/WhatApp: (45) 3565-8177.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL