Governo Municipal recupera mais duas nascentes em convênio com a Itaipu Binacional

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, realizou na quinta-feira, 05, a recuperação de mais duas nascentes na comunidade Linha Cotiporã, por meio de convênio com a Itaipu Binacional. Essa foi a 5ª nascente recuperada desde o ano passado no município. As outras nascentes estão localizadas nas comunidades da Linha Marfim e Bandeirantes.

O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos que são: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

Esse trabalho é fruto de um convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional nos municípios. Ele compreende a recuperação das nascentes da região.

A recuperação das nascentes na Cotiporã foi na propriedade do agricultor Marcos Luiz Brambila. “Um sonho realizado e agradeço a todos os envolvidos pela atenção dada a esse trabalho. Minha ideia é fazer tanques para criação de peixes aproveitando a água dessas nascentes”, contou.

O tecnólogo ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Devanir André Fappi, informou que o município foi contemplado com mais essas duas nascentes por ter cumprido o trabalho de todas as oficinas. “Realizamos oficinas de grafite, hortas e cisternas, além das nascentes”, explicou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, são ações que fazem diferença na preservação da natureza em São Miguel do Iguaçu. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para a preservação do Meio Ambiente, visando melhoria na qualidade de vida dessa e das futuras gerações”, destacou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL