O município de São Miguel do Iguaçu foi representado no 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na cidade de Curitiba.
Integrantes da Defesa Civil e da Guarda Municipal do município participaram do evento que reuniu especialistas renomados de todo o Brasil para debater questões relacionadas à segurança cidadã e mobilidade urbana.
Entre os temas abordados, esteve o papel das novas tecnologias na defesa civil e os desafios e soluções para um trânsito mais inteligente e seguro, segurança pública integrada, além do combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
‘Foi um evento extraordinários, onde tivemos troca de experiências e importantes discussões para aprimorar as políticas públicas, em especial, o que poderá ser aplicado em nosso município’, avaliou a diretora de operações da Defesa Civil, Adriana da Silva Motta.
Também durante o evento, foi criado um documento intitulado como ‘Carta de Curitiba’, que teve a colaboração de todos os presentes, que apresentarem 20 sugestões de ações a serem aplicadas. Esse documento será encaminhado para o Governo Federal com o objetivo de criação da Secretaria da Defesa Civil nos municípios, para facilitar a chegada de verbas para reconstrução, prevenção de acidentes, entre outros.
O 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito foi uma realização conjunta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC) e do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS), com o apoio institucional da Prefeitura de Curitiba.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL