Palestras alusivas ao Maio Amarelo são realizadas na Friella e Uniguaçu

0

O Órgão Municipal Executivo de Trânsito e Rodoviário de São Miguel do Iguaçu (SMITRANS), a Guarda Municipal, veiculados à secretaria de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, e o Corpo de Bombeiros realizaram na quinta-feira, 25, duas palestras alusivas ao Maio Amarelo para os funcionários da Friella e da Faculdade Uniguaçu.

Essa iniciativa faz parte das ações realizadas durante o mês de prevenção de acidentes de trânsito, que neste ano tem o tema nacional “No trânsito, escolha a vida”. Durante todo o mês, estão sendo promovidas blitz educativas, visitas às escolas com palestras para os estudantes e distribuição de cartazes em vários locais.

O foco principal do evento é conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito, como o uso do cinto de segurança, evitar o uso do celular enquanto dirige e respeitar as faixas de pedestres, que são as principais regras violadas pelos condutores. “O trânsito é a parte principal das vias de um município e falar para os funcionários da Friella foi importante, tendo em vista o número de trabalhadores (cerca de 1.300) que se utilizam de uma via movimentada, a BR-277, para chegar ao local de trabalho”, disse o palestrante Paulo César S. do Carmo, Inspetor da Guarda Municipal.

O técnico de Segurança do Trabalho da Friella, Natalino dos Santos, contou que a empresa procurou o Governo Municipal para essa palestra, tendo em vista a importância do tema. “Nosso objetivo com esse trabalho foi conscientizar nossos trabalhadores sobre os riscos dos acidentes de trânsito, e a empresa preza muito por isso”.

A funcionária Rosinete dos Santos disse que a palestra levou a refletir e tomar consciência de vários aspectos do trânsito que nem sempre se atem. “Há muitos riscos que corremos e que nem sempre ficamos alerta”, completou.

O coordenador do SMITRANS, Lucas Lago, lembrou que as ações de conscientização durante esse mês são intensas, no entanto, o respeito às Leis de Trânsito devem ser diárias. Ele informou que o município de São Miguel do Iguaçu possuiu cerca de 20 mil veículos entre automóveis, motos e caminhões. “Isso dá uma média superior a 01 veículo por motorista. É um número acima da média e, por isso, a atenção no trânsito precisa ser constante”, destacou Lucas.

O Movimento Maio Amarelo tem uma proposta que é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “O objetivo do movimento no nosso município é a integração de vários setores públicos como GM, PM e Corpo de Bombeiros”, relatou o secretário de Assuntos Comunitários Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará.

A programação do Maio Amarelo, que conta também com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança(CONSEG) e Polícia Militar tem ainda blitz educativa na sexta-feira, 26, à tarde; palestra para os estudantes do Colégio Cívico Militar Nestor Victor dos Santos na segunda-feira, 29 de maio; palestra para os estudantes do Colégio Ativa na terça-feira, 30 de maio; e um simulado de acidente de trânsito ao lado da prefeitura na quarta-feira, 31 de maio.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL