O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, e o Serviço Social do Comércio (SESC) trouxeram para o município o projeto BiblioSesc, unidade móvel que tem por objetivo incentivar o hábito de leitura.
O projeto iniciou na quarta-feira, 06, onde o caminhão ficou na Praça da Bíblia, localizada junto ao Centro Esportivo Valter Marcon, e recebeu durante todo o dia alunos das escolas municipais que tiveram a oportunidade de ter acesso a cerca de 2,5 mil livros. Além disso, participaram de oficinas e contação de histórias.
A técnica de atividades do SESC, Luana Mara Radaelli, informou que o projeto está sendo desenvolvido em oito municípios de abrangência do SESC de Medianeira. “Ele vai estar nessas cidades a cada 14 dias, por isso, os frequentadores podem fazer empréstimos de livros e devolver quando o caminhão voltar à cidade”, explicou.
O gerente executivo do SESC, Guilherme Masson Vital, lembrou que a ideia do projeto é formar leitores. “Temos muitas informações com a internet, no entanto, é preciso resgatar a importância do livro para a formação do cidadão”, destacou.
Os estudantes adoraram a ideia e os professores ficaram empolgados com o projeto. “Desperta a curiosidade e o gosto pela leitura e isso é fundamental”, contou Elzi Rezende, professora das Escolas Municipais Raineri de Mattia e Geraldo Caldani.
Quem trabalha no teatro e com muita leitura também ficou satisfeito com o projeto BiblioSesc. É o caso do professor de teatro de São Miguel do Iguaçu, Álvaro Sampaio. “É muito interessante porque isso desperta nas pessoas a curiosidade e a magia. Acho maravilhoso”, observou.
Para a secretária interina de Educação, Eliete Maria Bortoluzzi, uma parceria que trouxe ao município a oportunidade de incentivo ao conhecimento proporcionado através da leitura, e exploração de espaços muitas vezes inimagináveis. “Teremos várias oportunidades como essa no decorrer do ano, nas quais pretendemos atender a todos os nossos alunos”, destacou.
Nas estantes do veículo, o público encontra romances, clássicos, poesias, contos de fadas, histórias em quadrinhos, biografias, livros de culinária, dicionários, livros didáticos e até audiolivros. Além dessa oferta de livros, são realizadas ações para engajar os leitores, como clubes de leitura, bate-papos com autores, contação de histórias e atividades lúdicas, que reforçam o prazer de ler.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL