O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, realizou na segunda-feira, 30, na faculdade Uniguaçu, a formação continuada com os professores das escolas municipais, com o tema ‘Produção de Texto’. Na parte da manhã foram com os professores de pré I e II e à tarde dos 1º, 2º e 3º anos.
O curso foi conduzido pela professora da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Rosane Becker. “Trabalhamos a Produção de Texto desde a Educação Infantil para inserir as crianças no mundo da cultura escrita”, relata Rosane.
A leitura é um aspecto fundamental no processo de aprendizagem da escrita. “Os livros deverão estar presentes no cotidiano dessas crianças, dentro da sala de aula”, destaca a professora.
O maior desafio nesse processo é saber que de 2015 até hoje mais de 800 bibliotecas públicas foram fechadas no país. “Esse espaço físico de biblioteca é fundamental e, não é voltar ao passado não, é um local de conhecimento”, informa Rosane Becker.
São Miguel do Iguaçu possui uma biblioteca pública municipal com um acervo aproximado de 18mil livros. Está aberta de segunda à sexta das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, localizada na Rua Getúlio Vargas, 88, Centro. “Todos os alunos municipais são incentivas a esse hábito nas escolas com os cantinhos de leitura nas salas”, informa a secretária de Educação, Solange Gamba Motta.
A professora do Pré I da Escola Osório, Tânia Rodrigues, disse que essa formação vem de encontro à importância da leitura e da escrita. “Aprendemos o passo a passo na produção de um texto e o que é possível fazer em sala de aula”.
Margarete Noronha Lopes, professora da Escola Municipal Vitorino Barbiero, enfatizou que a produção de texto vem ajudar na prática em sala de aula. “Essa formação fez repensar nossa prática de ensino procurando melhorar cada vez mais”.