Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, 31 de maio, o 3º encontro do programa ‘Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Gestante’, que tem como objetivo proporcionar uma rede de atenção a todas as necessidades de saúde da mulher.
Nesse encontro, as gestantes receberam orientações sobre como cuidar do bebê, além de receber informações sobre os cuidados para evitar o engasgamento e o que fazer caso isso aconteça.
O tema relacionado aos cuidados com o bebê foi ministrado pelo médico pediatra Antônio Ricardo. “Falamos sobre o aleitamento materno, restringir as visitas aos recém-nascidos, atenção ao banho, ir ao pediatra regularmente, entre outros”, disse o médico.
Os bombeiros também forneceram explicações sobre os cuidados para evitar o engasgamento do bebê e como agir caso isso ocorra. As gestantes receberam informações específicas sobre medidas a serem tomadas em caso de engasgamento, os diferentes tipos de engasgo e precauções para evitar o engasgamento do bebê.
De acordo com levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, São Miguel do Iguaçu conta atualmente com 202 gestantes. “O grupo ainda é pequeno, precisamos que as gestantes se conscientizem e participem mais, porque esse programa é muito importante e gratuito”, contou a coordenadora da equipe de Saúde Multiprofissional das Estratégias Saúde da Família(ESF), Marijane Bianchin Alves.
A gestante Daiana Leite Silva Santos, grávida do 3º filho, participa pela primeira vez do programa e disse que o aprendizado nos encontros é grande. “Aprendo sobre os cuidados durante a gestão, o parto, medicação e recomendo as gestantes a participar porque é muito bom”, destaca.
“As grávidas cadastradas no programa tem direito a acompanhamento de consultas de pré-natal, realização de todos os exames laboratoriais e ultrassonográficos e teste rápido para IST’s, avaliação odontológica e garantia de referência para o hospital maternidade”, informa a coordenadora Marijane.
“Nossa intenção é abranger todas essas gestantes e acompanhar de perto o desenvolvimento da gravidez para que tudo corra bem”, destaca a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.
Para participar do programa, as interessadas devem procurar a Equipe Multiprofissional, localizada em frente à Escola Municipal Vitorino Barbiero, ou ligar para o telefone 45-3565-8180. O 4º encontro está programado para o dia 28 de junho.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL