O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu encerrou a Fase I do programa São Miguel Juro Zero, que foi desenvolvido por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, visando fomentar o investimento produtivo, a geração e manutenção de emprego, renda e o desenvolvimento econômico e social do município.
Ao longo da primeira fase, 235 empresas dos mais variados ramos de atuação foram beneficiadas com o programa, que disponibilizou R$ 2 milhões de recursos municipais para subsidiar os juros em transações financeiras. No total, foram movimentados diretamente R$9.571.320,00 entre as operações financeiras do programa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, destacou que os números atingiram a expectativa e o programa movimentou as empresas do município. ‘O objetivo foi atendido. Muito satisfatório o resultado do programa, que girou a economia do nosso município e fortaleceu todos os setores da nossa economia’, comemorou.
O ramo que teve maior adesão ao programa São Miguel Juro Zero foi o comércio, que teve 142 protocolos aprovados. O setor de serviços teve 117 pedidos atendidos e o da indústria 32. Os microempreendedores individuais (MEI) tiveram 50 propostas atendidas e as demais empresas 185.
‘Além do benefício direto para quem aderiu ao programa, o Juro Zero também teve movimentação indireta, com a contratação de pedreiros, pintores e outros prestadores de serviços, o que faz com que os números sejam maiores ainda’, lembrou Teixeira.
Ao todo, foram realizados 294 protocolos solicitando a participação no programa. Destes, 235 foram aprovados e resultaram em investimentos no município, 27 foram cancelados pelas instituições financeiras, 23 foram indeferidos pela comissão por falta de documentação, 5 não retiraram a carta de habilitação, 3 protocolos apresentaram erro e 1 carta de aptidão foi devolvida.
O prefeito Boaventura Motta, reforçou o trabalho conjunto com a comunidade ao lembrar que o programa foi uma sugestão do Comitê Gestor Cidade Empreendedora. ‘Tudo o que for bom para o município e dentro da lei nós vamos apoiar. Esse programa Juro Zero é um grande exemplo. A sociedade civil organizada apresentou a ideia e nós conseguimos colocar em prática, ajudando e muito as nossas empresas que sofreram principalmente na época da pandemia’, exaltou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL