Dando continuidades às ações de comemoração ao ‘Dia da Árvore’, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, a Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR), o Rotary Clube e o Colégio Estadual Dom Pedro II, do distrito São Jorge, realizaram na tarde de terça-feira, 20, o plantio de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas nos arredores do Campo de Futebol do Grêmio Esportivo Avaí.

O plantio faz parte do ‘Reflorestando o Brasil – Nascentes do Iguaçu’, projeto da ASR que tem por objetivo reflorestar parte das matas ciliares do município e da região. Com o plantio de terça já foram plantadas 1.000 mudas nesse local.

Antes do plantio, os alunos do colégio participaram de uma palestra sobre ‘reflorestamento’ com a técnica da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem (AMAR) e assessora adjunta da secretaria de Meio Ambiente, Angélica Daiane Kaminski Kipper, e com a oficial administrativo da secretaria de Meio Ambiente, Ionara Fernanda Hoffmann.

A professora de geografia, Luciana Garlini, contou que essas ações auxiliam muito no trabalho de sala de aula. “Assim saímos da teoria e mostramos na prática como se dá o trabalho de preservação do meio ambiente”.

O aluno Davi Maggi disse que tem essa preocupação de cuidar do meio ambiente e realiza todo o dia ações como, por exemplo, a separação do lixo. “Plantar uma árvore foi simplesmente espetacular”.

Para a diretora Silvana da Silva Matuchacki, essa ação de reflorestamento na comunidade é um pequeno gesto de ajuda à humanidade na preservação do habitat. “O local escolhido para o reflorestamento é um sonho antigo da comunidade e queremos que esse projeto tenha frutos maiores, ou seja, se tornar um local de recreação para todas as pessoas”.

A presidente da ASR, Regina Mallmann, lembrou que é um trabalho espetacular de conscientização e tem a participação e envolvimento de toda a comunidade. “Marcamos o Dia da Árvore com a realização de mais uma etapa desse projeto”.

O secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, citou que o Governo Municipal abraçou esse projeto juntamente com a ASR porque vai trazer inúmeros benefícios para o município. “Ajudamos a preparar o terreno, as mudas e no plantio com toda nossa equipe”.

As mudas de árvores nativas foram doadas pela Itaipu Binacional e as frutíferas do Horto Municipal.