De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Projeto desenvolvido na Escola Municipal Osório é finalista do Programa Agrinho

0

O projeto “Sustentabilidade… Ah, se essa moda pega”, desenvolvido na Escola Municipal Osório, em São Miguel do Iguaçu, é finalista do Programa Agrinho 2023.

Um total de 332 projetos de todo o estado participou da primeira etapa, e apenas 30 foram selecionados para a final, incluindo o de São Miguel do Iguaçu. Os três melhores serão premiados com automóveis 0 km no dia 30 de outubro, em Curitiba.

O projeto foi idealizado pela professora Ayzita Sbardella e desenvolvido com 20 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. “Ele nasceu a partir da apresentação e leitura da reportagem ‘Lixo do mundo: o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama’”, conta a professora.

Essa reportagem despertou várias reflexões sobre os comportamentos e atitudes dos seres humanos e suas consequências para o meio ambiente. “A proposta foi dada aos estudantes de realizar estudos e atividades que possam ajudar a refletir sobre as ações e como podemos mudá-las para ter um mundo melhor”, completou Ayzita.

Após a realização da parte teórica do projeto que compreendeu leitura, pesquisa e produção, rodas de conversas e reflexões, os estudantes foram para a parte prática. “Conheceram uma propriedade de um apicultor que contou sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e nossa vida, produziram materiais para substituir o plástico, brinquedos com bolas de meia, panos encerados para envolver alimentos, brinquedos de madeiras, produção de hortaliças, bolsas ecológicas”, disse a professora.

Uma ação que foi replicada na comunidade foi o varal solidário. “Foi arrecadado roupas e calçados e montado um varal fora das dependências da escola e as roupas doadas para os necessitados da comunidade”, explicou Ayzita. “Temos exemplos de pessoas que até hoje realizam esse varal solidário”, completou.

A secretária de Educação, Solange Motta, parabenizou a professora e os estudantes pela atitude e fica na torcida para que o projeto seja premiado. “Ter sido escolhido para ir à final já é uma vitória”, destacou.

O programa Agrinho consiste em um conjunto de ações de Educação e Promoção Social, destinado a todos aqueles que atuam na educação e na comunidade em geral, e é uma realização do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com o Estado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade