De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Projeto desenvolvido na Escola Municipal Osório é premiado no Programa Agrinho

0

O projeto “Sustentabilidade… Ah, se essa moda pega”, desenvolvido na Escola Municipal Osório, foi premiado no Programa Agrinho 2023. Um total de 332 projetos de todo o estado participou e São Miguel do Iguaçu ficou com o 2º lugar.

Os vencedores foram conhecidos no evento de premiação do Concurso Agrinho realizado no dia 30 de outubro, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O prêmio foi um automóvel zero quilômetro.

O projeto foi idealizado pela professora Ayzita Sbardella, que recebeu o veículo, e desenvolvido com 20 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. “Ele nasceu a partir da apresentação e leitura da reportagem ‘Lixo do mundo: o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama’”, contou.

A professora disse que o sentimento pela conquista é de gratidão. “Foi um reconhecimento de um trabalho de muita dedicação e esforço. Compartilho-o também com aos alunos e toda a comunidade escolar que participaram ativamente do projeto. Foi um aprendizado espetacular”, destacou.

O aluno Samuel Costa Pereira, 09 anos, fez uma redação dentro do projeto contando a estória de uma cidade poluída e que um menino fez uma campanha para deixá-la limpa. “É um projeto que vai ajudar a natureza e o meio ambiente. E o prêmio é o reconhecimento da dedicação de todos nós”, completou.

A diretora da Escola Osório, Rosa Maria Andrade de Oliveira Itaborahy, parabenizou a professora e os alunos e disse que é uma conquista magnífica. “Uma honra para a escola e para toda a educação municipal de São Miguel do Iguaçu”, citou.

A secretária de Educação, Solange Gamba, lembrou que São Miguel do Iguaçu tem história de muitas conquistas no projeto Agrinho. “Agradecemos a todos os professores e demais funcionários da escola que participaram pelo empenho e dedicação. As atividades desenvolvidas com certeza farão a diferença na vida das crianças, que crescerão lembrando-se das lições aprendidas, e principalmente sobre a importância das ações coletivas para conservar o nosso planeta”, lembrou.

O PROJETO

Projeto: “Sustentabilidade… Ah, se essa moda pega!”
Resumo: A destinação ambiental correta dos tecidos é um desafio da atualidade. A partir de uma reportagem que mostrava o imenso cemitério de roupas usadas no Deserto de Atacama, no Chile, que a turma passou a refletir sobre esse tema e buscar soluções para o problema. As ações do projeto foram planejadas com base nos oito “Rs” da sustentabilidade: Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se e Repassar. As atividades foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar e despertaram nos alunos ideias e valores voltados à preservação do meio ambiente.

O programa Agrinho consiste em um conjunto de ações de Educação e Promoção Social, destinado a todos aqueles que atuam na educação e na comunidade em geral, e é uma realização do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com o Estado. É desenvolvido há 28 anos.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL
Participação Assessoria de Imprensa Faep

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade