De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão nas ruas do município de São Miguel do Iguaçu realizando o Censo 2022.

Eles vão visitar todas as residências do município ao longo dos próximos meses para fazer o Censo Demográfico, pesquisa mais abrangente e que acontece a cada dez anos. O último censo aconteceu em 2010 e, devido à pandemia de Covid-19, foi adiado e está sendo realizado agora em 2022.

Os recenseadores estão identificados com coletes e crachás e chegam às residências, batem palmas, se apresentam e perguntam se há possibilidade de realizar o questionário do censo. “Se o morador disser que sim, o questionário é feito do portão, sem a necessidade do recenseador entrar na residência”, informa Margarida Tokarski Boufleuer, agente censitário municipal do IBGE.

Eles aplicam o questionário com o dispositivo móvel de coleta (DMC) e pode levar de 05 a 30 minutos, dependendo do número de moradores na residência.

Quando os recenseadores não encontram pessoas em casa, eles voltam até quatro vezes para tentar aplicar o questionário. “Ao não encontrar ninguém em casa na primeira vez, eles deixam um bilhete com o telefone do recenseador e a sua matrícula para o morador entrar em contato”, completa Margarida.

O censo é fundamental para o país porque é com ele que se conta a população e se faz uma série de perguntas sobre diferentes temas, tais como: taxas de natalidade, mortalidade, fecundidade, escolaridade, renda, entre outras. “Assim, ficamos sabendo quantos somos, como somos e onde vivemos. É a partir dos resultados da pesquisa do censo que são tomadas decisões importantes como nas formulações de políticas públicas, por exemplo”, destaca a Agente.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é definido através do número de moradores de cada município, número este que é apresentado oficialmente pelo IBGE, a partir da pesquisa do censo. Portanto, para cada morador que não responder a pesquisa, menor será o valor repassado pelo governo federal para o município.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município também é definido através da renda de seus moradores. A iniciativa privada usa as informações obtidas através do censo para tomada de decisões acerca de investimentos nos mais diversos municípios do país.

Através dos trabalhos do IBGE se conhece melhor o país para planejar ações em diversas áreas. As informações coletadas são absolutamente sigilosas e, de maneira alguma, são apresentadas individualmente pelo IBGE. “Por isso é muito importante que todos respondam corretamente à pesquisa, pois, estas informações serão também utilizadas para as projeções futuras feitas pelo IBGE, para o país e seus municípios. Afinal, um país que se conhece só tem a ganhar”, destaca Margarida.

O IBGE confirma ainda que todos os recenseadores estão devidamente identificados com crachás e coletes do instituto na hora de realizar os trabalhos. “Pelo número da matrícula e o nome do recenseador, que consta no crachá, o morador pode acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br e conferir se o entrevistador está na lista de funcionários do IBGE”, salienta Margarida.

Os recenseadores poderão passar em horários diferenciados, a fim de encontrar os moradores em seus domicílios, visto que muitos trabalham e não se encontram em casa no horário comercial.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade