Reunião do Conselho Municipal define ações de cuidado e apoio às mulheres de São Miguel do Iguaçu

0

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Miguel do Iguaçu (CMDM), ligado à secretaria de Assistência Social, promoveu na manhã desta terça-feira, 25, mais uma reunião ordinária para discutir ações voltadas para as mulheres da cidade.

Durante o encontro, foram definidos os locais para a distribuição dos kits de higiene pessoal arrecadados na campanha ‘Todos por Elas’. A iniciativa, que obteve mais de 1.000 produtos, incluindo absorventes, sabonetes e xampus, tem como objetivo garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso a itens essenciais de higiene pessoal.

Além disso, foi aprovada a implementação do projeto de Musicoterapia em parceria com a Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR), destinado às mulheres vítimas de violência. A Musicoterapia é uma prática que utiliza a música no contexto clínico, com o objetivo de tratar, reabilitar ou prevenir questões relacionadas à saúde e ao bem-estar das pacientes. É um processo sistemático realizado entre um musicoterapeuta e uma pessoa ou grupo, que pode contribuir para a redução do estresse, ansiedade e depressão.
A ASR já desenvolve o projeto de Musicoterapia na cidade e agora, com a parceria do CMDM, o projeto será expandido para as mulheres vítimas de violência. ‘O projeto será desenvolvido em um ambiente acolhedor, visando à recuperação emocional das pacientes, podendo ser, inclusive, expandido para os familiares delas em um segundo momento’, explicou a presidente do CMDM, Anni Caroline Campagnaro Comin.

De acordo com a presidente da ASR, Regina Mallmann, o projeto está sendo muito bem aceito pelos participantes e traz inúmeros benefícios. ‘O projeto tem o objetivo de levar a música com formato terapêutico, oferecendo os benefícios da Musicoterapia, que vão desde o alívio da ansiedade e do estresse do dia-a-dia, até casos mais sérios como a depressão, alzheimer, além de auxiliar pessoas em tratamento de câncer’, explicou.

Já os kits de higiene pessoal poderão ser retirados em diferentes locais, sendo eles: Provopar, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ACAF (Associação de Caridade Abraço Fraterno) e na Ala da Maternidade do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo. ‘Com essa iniciativa, o CMDM busca garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso a produtos essenciais de higiene pessoal e cuidados com a saúde’, relatou Anni.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL