O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a faculdade Uniguaçu ofereceram dois pontos de apoio aos milhares de romeiros que passaram pela rodovia PR-497 entre a sexta-feira (11) e o sábado (12), em direção à gruta de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia.
Nesse trajeto foram disponibilizados um ponto de apoio na altura da Fazendinha e outro no distrito Balneário Ipiranga. Mais de 60 pessoas entre voluntários, acadêmicos e enfermeiros estavam envolvidas nesse trabalho e ficaram à disposição dos romeiros das 16h00 do dia 11 (sexta-feira) até as 05h00 do dia 12 (sábado).
Nesses locais estavam à disposição tendas para atendimento aos romeiros com água, frutas e banheiros, além do apoio de acadêmicos de Enfermagem e Educação Física da Uniguaçu, que estavam realizando a aferição de pressão e prestando outros atendimentos aos romeiros.
Ambulância também esteve à disposição, além de todo apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar fiscalizando o tráfego na rodovia. “Algumas situações de cansaço e lesões musculares dos romeiros. Sem nenhuma ocorrência de trânsito. Os motoristas respeitaram a sinalização e dirigiam com cuidado e atenção”, disse o diretor de Segurança, Ricardo Magagnin.
Os romeiros vinham de toda a região e alguns de lugares bem distantes. O romeiro Vanderson Alves é de Jaraguá do Sul-SC e nessa época do ano vem visitar seus familiares na região e aproveita para percorrer o caminho de São Miguel do Iguaçu até a Santa Aparecida em Itaipulândia. “É o sexto ano que faço a romaria para agradecer a Nossa Senhora Aparecida pelas várias conquistas e, esse ano de modo especial, pelo nascimento da minha filha”, contou.
O trajeto de São Miguel do Iguaçu até a imagem de Nossa Senhora Aparecida leva em média cinco horas de caminhada. “Esses pontos de apoio nesse trajeto são fundamentais para recuperar as energias e, por isso, agradecemos a todos os envolvidos nesse belo e nobre trabalho”, destacou Vanderson.
A gerente administrativa da Uniguaçu, Francieli Zanoni Zanelatto, disse que é significativo para a faculdade participar deste momento tão importante na vida dos romeiros. “Há dois anos que faço a caminhada e vejo o quanto é difícil, por isso, os pontos de apoio são fundamentais para dar suporte aos romeiros”, completou.
O diretor de Turismo, Eduardo Gomes, agradeceu o empenho e a dedicação dos voluntários nesse trabalho. “Que Nossa Senhora Aparecida os abençoe e guarde”, finalizou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL