De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Último dia da Semana do Meio Ambiente tem campanhas de conscientização e espetáculo teatral

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu está realizando a Semana do Meio Ambiente, com diversas ações ambientais alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. Nesta quarta-feira, 07, várias atividades estão marcando o encerramento da programação.

Pela manhã, teve início mais uma etapa da campanha Recicla SMI, além da recolha de materiais eletrônicos e a distribuição de mudas nativas e frutíferas, no calçadão em frente aos bancos. A ação continua até as 16h30, a comunidade em geral podendo trocar materiais recicláveis por vales-compras, que poderão ser utilizados na aquisição de produtos comercializados na Feira do Produtor e levar, gratuitamente, sua muda de árvore.

A Sra. Ilse Hippler achou a distribuição das mudas muito interessante. Ela disse que tem o hábito de fazer o plantio em seu lote, porém, muitas vezes não consegue mudas. “Tenho muitas arvorezinhas plantadas em casa e essas que estou levando vou plantar hoje mesmo com muito carinho”, contou.

O Sr. Vitorino Mognon retirou um saco de ráfia para lixo reciclável e aproveitou também para levar sua muda de árvore. “Essa ação é correta e necessária para a preservação do meio ambiente”, destacou.

Ainda pela manhã, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve na empresa Friella ministrando uma palestra sobre a recolha de materiais recicláveis e falando sobre a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) e da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem de São Miguel do Iguaçu (AMAR).

A engenheira ambiental da Friella, Alessandra Pitol, disse que fez o convite para a Secretaria de Meio Ambiente falar sobre recicláveis devido à curiosidade em saber como é realizado o tratamento dos resíduos no município. “Foi muito interessante e com certeza novamente vamos fazer o convite para falar sobre esse assunto para mais pessoas aqui da empresa”, salientou.

Para Adriana Martini, da área de Recursos Humanos da empresa, saber que existem pessoas dedicadas 24 horas para tratar dos resíduos é muito gratificante. “Não conhecia como se dava esse funcionamento, é simplesmente espetacular”, destacou.

Essa mesma palestra foi realizada no período da tarde na unidade do Frigorífico da Friella em Bom Jesus, Medianeira-PR.

De acordo o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, foram inúmeras as ações nessa semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. “Percebemos que a comunidade aderiu à finalidade desse movimento todo que tem como grande objetivo a conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente”, disse.

Para o vice-prefeito, Claudio Rodrigues, essas ações devem despertar em nós a consciência de que a preservação do Meio Ambiente deve ser feita todos os dias. “Devemos ter uma convivência harmoniosa e necessária com o Meio Ambiente e o papel do poder público é despertar para isso”, completou.

Fechando o dia e a programação com chave de ouro, acontece a apresentação teatral ‘Juliana e Romão, um caso de separação’, apresentado pelo Grupo Sou Arte, às 19h00, no Centro Esportivo Valter Marcon, por meio de uma parceria entre o Governo Municipal, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A entrada é gratuita.

O espetáculo artístico ressalta a importância da coleta seletiva, chamando atenção para os impactos e conseqüências deste trabalho na comunidade e na vida dos catadores do município. A história trata sobre o amor de dois jovens com pais que pensam completamente diferente um do outro. Ele mistura linguagens de circo, teatro, dança e música para conscientizar sobre a importância de todos na gestão correta dos resíduos sólidos urbanos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Os comentários estão fechados.