Teatro e blitz marcam Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Assistência Social, está promovendo nesta quinta-feira, 18, um teatro para estudantes das Escolas Municipais alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Além disso, está apoiando o Rotary Club e a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) em blitz de conscientização.

O teatro ‘‘O Encantado Mundo dos Tijolos Amarelos’’, apresentado pelo Grupo Inocência, está acontecendo no CTG Querência Amada, com seis sessões, atingindo mais de 2.000 alunos, além da comunidade em geral. No período da manhã foram três apresentações e a tarde serão mais três, as 14h00, 15h00 e 16h00.

A vice-presidente do Instituto Inocência, Josiane Rizard, contou que o teatro é uma releitura da peça ‘O mágico de Óz’, com o tema voltado à prevenção do abuso sexual infantil. “Construímos um espetáculo com cada detalhe pensado em entregar para as crianças, através de uma mensagem lúdica, informações do cuidado e da prevenção com o corpo”, explicou.

A psicóloga e chefe de divisão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, Angélica Simoni Monsani Remor, informou que essa é uma das ações que estão sendo realizadas alusivas ao 18 de maio. “Estamos envolvendo empresas, entidades e sociedade civil no sentido de mobilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, relatou.

Os estudantes ficaram encantados e entenderam a mensagem que o grupo de teatro passou. “Eu aprendi que ninguém pode tocar, olhar e mostrar as partes íntimas. Se alguém fizer, a gente tem de correr e contar para alguém”, disse o aluno da Escola Municipal La Salle, do distrito Santa Rosa do Ocoí, João Takahashi, de 10 anos.

Os professores disseram que, de forma muito dinâmica e lúdica, a mensagem foi compreendida pelos alunos. “Esse dia de hoje vai ser um marco porque é a oportunidade de salvar muitas crianças da violência de uma forma geral”, destacou a professora Mariana de Oliveira Sauthier.

Durante o teatro, cada escola está recebendo um kit composto por um baú para colocar denúncias, cartazes, diários, canetas, lápis, folders para servir de material pedagógico que poderá ser usado em sala de aula. “Vamos poder fazer um trabalho diferenciado e dar oportunidades para que as crianças se expressem de maneira individualizada”, disse a professora da Escola Artur Cardoso, do distrito São Jorge, Juliana Zanoni.

São Miguel do Iguaçu instituiu no dia 14 de setembro de 2022 a Lei 3.592, que cria a Semana Municipal de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Uma conquista importante para nosso município já que volta a atenção especial para nossas crianças e adolescentes. Com ela autorizamos o município a realizar palestras, audiências públicas, conferências para prevenir as tragédias como aconteceu em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória (ES), onde um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’, que deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, informou a chefe do CREAS, psicóloga Angélica.

Qualquer forma de denúncia pode ser feita pelo disk 100 ou telefones/WhatsApp (45) 3565-8157 ou (45) 9.9136-3959.

BLITZ DE CONSCIENTIZAÇÃO

Outra ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é a realização de blitz educativas que aconteceram na quarta-feira, 17, e nesta quinta-feira, 18, no centro da cidade.

A ação foi promovida pelo Rotary Club e Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), com apoio do Governo Municipal. “Estamos ajudando nessa campanha tão importante que pede o engajamento de todos para proteger nossas crianças e adolescentes”, contou o Presidente do Rotary, Fábio Gonzalez.

Durante as ações, eles falaram aos motoristas da importância da prevenção e distribuíram panfletos explicativos e informativos. “Uma conscientização que vale a pena”, disse a motorista Ângela Roberta Hickmann Cardoso.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL