De segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00          Rua Vanio Ghellere, 64 Sao Miguel do Iguaçu – PR          (45) 3565 – 8100

Os membros do Comitê Intersetorial para Controle da Dengue de São Miguel do Iguaçu estiveram reunidos na tare de quarta-feira, 21, na sala de reuniões da prefeitura, para analisar os números da doença no município e também discutir ações de controle e combate já realizadas, além de novos projetos que serão desenvolvidos.

De acordo com o apresentado no encontro, o município fechou o último ano epidemiológico, compreendido de julho de 2021 a julho de 2022, com 516 casos positivos de dengue. No atual ano epidemiológico, que começou em agosto, já foram registrados 21 casos.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Mônica Luiza Saviatto Cardoso, alertou que mesmo no período de inverno os casos continuam sendo registrados. “Convocamos a população para que continue mobilizada no combate ao mosquito Aedes Aegypti e, se apresentarem algum sintoma da doença, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima”.

O coordenador de Endemias da secretaria de Saúde, Augusto Mondardo, apresentou no encontro as ações que foram realizadas no combate à dengue no município. Entre eles o projeto “Dengue, na minha casa você não tem vez” em parceria com a Associação de Senhoras dos Rotarianos, mutirão de limpeza, aplicação de fumacê e o Dia ‘D’ de recolha de entulhos.

No próximo encontro do comitê serão definidos novos projetos para o combate da doença. Além dos mutirões de limpeza, também está previsto para ser desenvolvido o projeto ‘Túnel da dengue’, já executado em São Miguel do Iguaçu por duas vezes, e trata da construção de um túnel pelo qual os alunos das escolas de ensino fundamental 01 atravessam executando paradas em cada cenário específico de proliferação de mosquitos, no qual um integrante do projeto falará sobre aquele cenário, podendo ou não, as crianças interagirem. Neste mesmo projeto é possível realizar oficinas.

O outro projeto é ‘Prêmios sim, dengue não (cartão vermelho)’. Este projeto será composto por uma peça teatral abordando o Aedes Aegypti,que seráproduzido pelo departamento de Cultura e apresentado nas escolas e composto pela entrega de cartões VERDE, AMARELO e VERMELHO nas casas que os agentes visitarão durante a rotina de trabalho. O morador destacará o canhoto do cartão e coloca em urnas para concorrer vales ou prêmios desde que o sorteado esteja com seu imóvel em acordo com os cuidados de prevenção à dengue.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade